25 de março | 2024

André Senna – da TV ao cinema, do teatro à produção: o caminho de um talento em ascensão

Compartilhe:

1- André Senna é mineiro e iniciou a carreira em Belo Horizonte, tem 20 anos de experiência no teatro. Recentemente, além do teatro e da televisão, engatou também trabalhos no cinema / Oseias Barbosa 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2- Em “Elas Por Elas”, André Senna teve a responsabilidade de interpretar um personagem complexo ao lado de Marcos Caruso. Eles dividiram o antagonista Sérgio Aranha, e enquanto Caruso deu vida ao personagem no presente, Senna interpretou Aranha no passado / Divulgação

 

 

 

3- “Elas por Elas” é a primeira novela de Senna com um personagem fixo, mas não é sua primeira participação em uma produção da Globo. Ele já esteve em “Éramos Seis”, “Amor Perfeito” e “Todas as Flores” / Oseias Barbosa 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4- André Senna também pode ser visto no filme “O Sequestro do Voo 375”, dirigido por Marcus Baldini e produzido pelo Estúdio Escarlate, de Joana Henning, com a coprodução do Star+, selo dos Estúdios Disney voltado para o cinema nacional / Oseias Barbosa 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5- Além de atuar, escrever e produzir, André Senna é designer e um estudioso da Psicanálise / Oseias Barbosa 

 

André Senna: trajetória e versatilidade no universo da atuação

Da TV ao cinema, do teatro à produção: o caminho de um talento em ascensão

 

“Elas Por Elas” já está em sua reta final e em breve estreia “No Rancho Fundo” que promete sucesso na faixa das 18 horas, na telinha da Globo.

Mas mesmo com “Elas Por Elas” exibindo seus capítulos derradeiros, quem tem o que comemorar é o ator André Senna. O rapaz teve a responsabilidade de interpretar um personagem complexo ao lado de Marcos Caruso. Eles dividiram o antagonista Sérgio Aranha, e enquanto Caruso deu vida ao personagem no presente, Senna interpretou Aranha no passado. “Dividir um personagem importante na trama, com um ator que admiro profundamente, é um desafio e uma oportunidade de investigar novos caminhos na atuação”, conta Senna sobre atuar, fazendo o mesmo personagem que o já consagrado Marcos Caruso interpreta.

A novela que está chegando ao fim pode até ser um remake, mas Senna destaca a proposta dos autores, Thereza Falcão e Alessandro Marson, de ter atualizado a trama e ter trazido surpresas inéditas. “Os autores promoveram mudanças no enredo. Isso ofereceu ao público novas experiências”, diz o ator.

“Elas por Elas” é a primeira novela de Senna com um personagem fixo, mas não é sua primeira participação em uma produção da Globo. Ele já esteve em “Éramos Seis”, “Amor Perfeito” e “Todas as Flores”.

O ator, que é mineiro e iniciou a carreira em Belo Horizonte, tem 20 anos de experiência no teatro. Recentemente, além do teatro e da televisão, engatou também trabalhos no cinema. André gosta de atuar com as câmeras, e vê sua admiração pelo mundo do audiovisual crescer. “O que fica marcado pra mim nesse momento é o grande interesse que tenho por esse universo. Acredito que cada papel traz um aprendizado novo e contribui com esse caminho que tenho trilhado na minha carreira. Adoro estar no set, com todos os desafios que isso envolve!”, comemora.

Ele pode ser visto no filme “O Sequestro do Voo 375”, dirigido por Marcus Baldini e produzido pelo Estúdio Escarlate, de Joana Henning, com a coprodução do Star+, selo dos Estúdios Disney voltado para o cinema nacional. “É uma rara e grande produção nacional, de ação, baseada em um caso real que aconteceu no Brasil nos anos 1980.  Conta a história de um cidadão que sequestra o voo 375, da Vasp, cheio de passageiros, e ordena ao comandante que jogue o avião em cima do Palácio do Planalto. Meu personagem é o piloto do caça F5 que persegue o avião sequestrado, Jaguar 1”, relata André.

Ele ainda coproduz e atua no curta-metragem “Mergulho”, dirigido por Rita Clemente, que está circulando por festivais no Brasil e Exterior. O trabalho foi premiado recentemente no Festival de Cinema Açaí, em Belém do Pará.

No teatro, Senna foi idealizador, ator e co-dramaturgo na peça “Meta”, que tem direção de Debora Lamm. O espetáculo obteve sucesso de crítica e de público na temporada de estreia em 2023, no teatro de Arena do Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro, e se prepara para nova temporada em 2024. “‘Meta’ fala de diversidade e propõe uma metáfora das estruturas de poder sociais a partir de quatro finalistas de um reality show, que fazem de tudo pela vitória, sob os comandos de uma estranha voz. A peça evidencia uma relação empírica entre dominado e dominador, amplificando e revelando um produto direto dos preconceitos e dos métodos de exclusão, que permeiam a narrativa. Com humor e drama, faz uma reflexão profunda sobre essas interações sociais complexas”, explica o ator.

Além de atuar, escrever e produzir, André Senna é designer e um estudioso da Psicanálise. “Faço análise desde a minha adolescência, entre idas e vindas. Meu interesse foi das sessões para os livros, e depois para um estudo mais formal. Meus projetos autorais no teatro trazem alguma característica que dialoga com a Psicanálise. Atualmente escrevi um roteiro audiovisual que envolve este tema de forma mais direta, também. Poder cruzar estas duas paixões tem sido motivador”, relata.

O artista acredita que, para além de aguardar convites, precisa promover as próprias oportunidades de trabalho. “Claro que queremos ser convidados para trabalhos, mas não podemos depender de um convite para trabalhar. A arte sempre foi um mercado escasso. Então acho muito importante conhecer outras formas de atuar, as leis de incentivo à cultura, editais, e transformar nossos desejos artísticos em projetos, para buscar essas oportunidades”, finaliza André Senna.

André Senna é um ator de talento e muito engajado em sua profissão. Tem tudo para se tornar um dos grandes nomes do meio artístico brasileiro. E que tenha muito sucesso!

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas