11 de fevereiro | 2020
Afinal, para que serve as vitaminas?
As vitaminas sempre estiveram no foco quando o assunto é saúde, longevidade e, principalmente, juventude do corpo e da pele. É certo que algumas vezes a busca pelo corpo perfeito, sarado e sem gramas extras, pode levar a uma deficiência de vitaminas, uma vez que dietas restritivas e feitas sem controle podem fazer com que não sejam ingeridas as quantidades adequadas de nutrientes. O resultado daí pode ser o corpo magro, mas com a saúde comprometida a médio e longo prazo. Por outro lado, a ingestão excessiva também fará mal; equilíbrio e bom-senso são as palavras de ordem. O jeito, então, é entender bem qual a importância das vitaminas para o bom funcionamento do organismo.
A Vitamina A fortalece as membranas das células, previne infecções e é fundamental para a saúde dos olhos. Ela está presente no espinafre, gema de ovo, óleo de fígado de peixe, cenoura, mamão, tomate e na manteiga.
A Vitamina B1 presente no feijão, soja, ovos e fígado protege os nervos e os músculos. A Vitamina B2 é responsável pela energia do organismo e melhora o desempenho físico. É encontrada no leite e seus derivados, frutas, centeio e vegetais verdes.
Consumir carne magra, grãos integrais, peixe, cereais e couve faz bem porque tais alimentos são fontes de Vitamina B3, responsável pela nutrição do organismo. A pirodixina – outro nome da Vitamina B6 – é responsável pelo equilíbrio metabólico do organismo, do sistema nervoso e para a pele. E também ajuda na prevenção de doenças cardíacas. A Vitamina B6 é encontrada nas carnes, grãos integrais e levedo de cerveja.
A Vitamina B12 acelera o crescimento, combate a anemia e está presente no fígado, carne bovina e carne suína.
A festejada Vitamina C é um poderoso antioxidante, protege contra a baixa imunidade, auxilia no trato de doenças cardiovasculares e doenças dos olhos. As maiores fontes são as frutas cítricas, brócolis, espinafre, pimentão, goiaba e acerola.
Já a Vitamina D é lembrada quando o assunto é a pele e os ossos, já que ela é responsável pela fixação de cálcio. A maior fonte de Vitamina D são os raios solares, observando sempre os horários recomendados para a exposição ao sol. Nos alimentos, a Vitamina D é encontrada no leite e seus derivados, salmão, sardinha, cogumelo, ovos e cereais.
Outro antioxidante é a Vitamina E e é também excelente para fortalecer a pele. Pode ser encontrada no germe de trigo, ovos, peixes, amêndoas, nozes e amendoins, espinafre e brócolis. E tem ainda a Vitamina K, que mantém os ossos saudáveis e regula a coagulação sanguínea. As principais fontes são o nabo, iogurte, gema de ovo, brócolis e espinafre.
Antes de optar pela suplementação de vitaminas – e não faltam opções nas farmácias – é bom consultar o médico e fazer exames específicos que apontaram se há deficiência.
O melhor modo de ingerir vitaminas é através da alimentação. Abrace a reeducação alimentar.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!