20 de maio | 2012

Leia a coluna do Professor Ivo de 19/5/2012

Compartilhe:

Rapidinhas

HNa telinha! Lula e Dilma Rousseff apareceram na Tevê (na terça-feira) dando total apoio ao prefeiturável Fernando Haddad, ex-ministro da Educação.

HA presidenta brasileira ainda não está satisfeita com as taxas de juros. Acredita que os milionários banqueiros podem baixá-las ainda mais.

HSeu Gabriel Chalita está falando em escola de tempo integral. E cita a China e a Coréia como exemplos de países que se desenvolveram a partir da prioridade que deram à Educação.

HSe eleito for, seu Chalita oferecerá condições (adequadas!) para que as escolas municipais paulistanas funcionem em tempo integral? Espaços adequados, profissionais (educadores) altamente capacitados e remunerados, metodologias apropriadas (e alternativas), uso da tecnologia, número de funcionários de acordo com a demanda de cada unidade escolar, merenda de qualidade (balanceada) preparada por nutricionistas competentes, etc…, etc…?

HNão se fala (nem se pensa) em educação em tempo (período) integral sem as condições citadas acima (no mínimo). O resto é blá, blá, blá…

HSerra fala em escolas técnicas municipais. É uma boa proposta. Escolas (técnicas ou não) são sempre bem-vindas.

HFernando Haddad não esconde de ninguém: recorre aos conselhos de dona presidenta, para bem conduzir seus passos rumo à Prefeitura de São Paulo. O rapaz está bem de conselheira…

HD. Dilma recomenda com insistência a Haddad que não caia nas provocações dos adversários políticos. Em hipótese nenhuma, ou seja, muita calma nessa hora.

HCabelos aparados, figura de galã de novela, Haddad mandou seu recado na telinha. O homem é bom no negócio (comunicação via tevê). O rapaz vai, certamente, arrebanhar um significativo eleitorado feminino.

HD. Ideli Savatti não terá de dar explicações a ninguém acerca da 28 lanchas que comprou quando era ministra da Pesca. As possíveis investigações sobre a compra foram por água abaixo…

HDebalhe: as lanchas foram adquiridas de uma empresa que botou dinheiro na campanha de d. Ideli ao governo de Santa Catarina.

Outras Notas

HDeu na Jovem Pan: "CPI do Cachoeira cada dia se parece mais com um circo mambembe armado na periferia". Pano rápido, ou melhor, lona rapidinha!!!

HPara investigar violações a direitos humanos (1946-1988), a presidenta Dilma Rousseff deu posse à Comissão da Verdade.

HE foi categórica: O grupo não pode ter "revanchismo", "ódio" e tampouco "perdão".

HQuando falou dos desaparecidos no período da ditadura militar, a cidadã Dilma Rousseff chorou. É bom lembrar (sempre é bom lembrar) que a jovem Dilma Rousseff foi torturada.

HA comissão, segundo a presidenta, não será "de governo, mas de Estado".

HPresentes à posse da comissão os ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

HÉ toma lá, dá cá! Os serviços mais utilizados pelos clientes dos bancos privados tiveram suas tarifas aumentadas.

HAlgumas tarifas subiram mal os bancos anunciaram redução dos juros.

HA tarifa que se cobrava para que o correntista fizesse saque de sua conta – corrente e poupança (de 2 de abril a 14 de maio) subiu, em média, 11%.

HOs extratos mensais subiram ainda mais: 14,2%. Os dados dos aumentos são do Banco Central.

 

Certas Notas

HAssim não é possível, sra. presidenta. Acordo entre governo e oposição vai livrar a cara de governadores, parlamentares e o comando da Delta na "circense" CPI do Cachoeira. É o fim, senhoras e senhores. Pano rápido!!!

HO foco das investigações recairão sobre personagens secundários (atores coadjuvantes, digamos assim) da "tiurma" comandada pelo sr. Cachoeira… Que vergonha!

HO acordo (vergonhoso) foi acordado (sic) depois que o PT (que já viveu dias melhores na política nacional – e piores também) e o PMD surgiram com a seguinte ameaça:

HSe os peixes graúdos foram investigados, aprovaremos requerimento de quebra de sigilo telefônico do sr. Marconi Perillo (PSDB-GO). É o fim!

HÀs claras! Agora, o voto individual de diretores do Banco Central serão divulgados – a partir da próxima reunião do Copom.

HOs votos se referem à "trajetória" da taxa de juros. Os cidadãos brasileiros querem saber quem vota (e como vota) nessa questão dos juros.

HEliane Cantanhêde (excelente jornalista da Folha de S. Paulo) diz ipsis literis em sua coluna de 17/5/2012:

"Dilma Rousseff pode ter vivido ontem o grande momento de seus quatro anos (ou oito) de governo, com a instalação da Comissão da Verdade e o início da Lei de Acesso à Informação. São dois passos importantes para um país que há 27 anos tricota sua democracia".

HO "apagão" do metrô (com 49 feridos) será mote da campanha do petista Fernando Haddad nos próximos programas televisivos do PT. Seu Geraldo Alckmin e seu José Serra devem estar com a pulga atrás da orelha.

 

Cumpadres

Bom-dia, meus eminentíssimos leitores. Vocês são os culpados… Um abraço a todos vocês e obrigado pelo prestígio que conferem à coluna.

 

Cortina

Seu Fernando Haddad não deixou por menos. Disse que o governo federal não investe no Metropolitano em São Paulo (esse argumento é do PSBD) porque eles (os tucanos) não querem o governo federal em São Paulo, porque têm uma mentalidade tacanha. E mais: "Lula e Dilma nunca se negaram a atender nenhum pedido de Serra e Alckmin".

HCiúme pouco é bobagem! Donisete Braga (deputado petista, SP), ao discutir a relação Geraldo Alckmin com Dilma Rousseff, disse que "o governador será envenenado pelo espirito republicano de nossa presidente". O que seria muito bom, digo eu.

HO petista Braga, ao tentar corrigir, escorregou: Ela (Dilma Rousseff) disse que teve excelentes encontros com o governador. E arrematou: "É questão de semântica. Um professor de linguística rapidinho, ou de semiótica, ou de semiologia…

 

Cafezinho da Coluna

Café Amargo

Dizem que alguns militares não gostaram nem um pouco quando souberam que a advogada de d. Dilma fazia parte da Comissão da Verdade. E falaram em revanchismo…

Café Amanhecido

Comandantes militares que acompanhavam a cerimônia de posse da comissão não aplaudiram uma citação da sra. presidenta. Foi quando d. Dilma lembrou os que lutaram contra a truculência do Estado…

Café Quente

Dilma não mencionou em momento algum da cerimônia (Comissão da Verdade) a questão polêmica da abrangência (até aonde vai…) da apuração de tortura e mortes nos anos de chumbo do Brasil, sob a ditadura militar.

Mistério

Pizza! Pizza! Pizza!

Finalmente

O mico da semana (até quinta-feira, à tarde, quando fecho a coluna): Soninha Francini, prefeiturável paulistana, sobre a colisão de trens na linha vermelha do metrô, que deixou 49 feridos: "Metrô caótico, é? Não fosse (sic) TV e Tuíter (sic), nem saberia. Peguei linha Verde e Amarela sussa (sic)".

HSeu Alckmin, ao ser questionado sobre o acidente na linha vermelha do metrô, disse que nada sabia sobre o acidente. É o fim!

 

Fênix (Curso de Música)

O professor André Souza está dando aulas de violão, guitarra, cavaquinho e violino. Na Rua Marreto 238, lá na Vila Nova. O telefone é 3279-7397. Não é necessário que o aluno tenha o instrumento. Parabéns ao professor André (Dedé). Sucesso!

 

Ivo de Souza é professor universitário.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas