02 de novembro | 2015

Prodem continua construindo tartarugas que danificam parte de baixo dos carros

Compartilhe:


Embora todas as declarações do diretor da empresa pública Prodem (Progresso e Desenvolvimento Municipal), Amaury Hernandes, seja no caminho contrário, o fato é que continuam sendo instaladas tartarugas fora das medidas oficiais ditadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Constran), que, de tão altas acabam ofendendo a parte de baixo dos carros.

Essa é a situação encontrada pela reportagem desta Folha recentemente, na Rua Professora Maria Ubaldina de Barros Furquim, no Jardim Glória, que tem, segundo a mão de direção obrigatória do lado direito o Estádio Municipal Maria Thereza Breda e à esquerda, a Escola Estadual Capitão Narciso Bertolino.

O Conselho Nacional de Trân­sito (Contran), que disciplina o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), na resolução de número 39 de 1998, considera que a implantação das ondulações transversais – lombadas – só deve acontecer após estudo de outras alternativas de engenharia de tráfego e quando estas alternativas se mostrarem ineficazes para re­du­ção de velocidade e acidentes.

Também se sabe que municípios já foram obrigados a retirar quebra-molas, e há casos de processos contra prefeituras feitos por pedestres e transeuntes que sofreram acidentes em decorrência destas ondulações – na maioria as vítimas ganham a causa.

Salvo isso, somente dois tipos de ondulações transversais estão previstas na legislação de trânsito brasileira. Uma deve ter largura de 1,50 metros e altura de até 8 centímetros, e a outra pode chegar a 3,7 metros de largura e 10 centímetros de altura.

Ambas devem ter comprimento igual à pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial. Os quebra-molas devem estar distantes 15 metros de esquinas ou curvas e não podem ser implantados em vias utilizadas por transporte coletivo ou onde os limites de velocidade sejam superiores a 20 quilômetros por hora. Os redutores também não podem ser implantados em vias com aclividade superior a 6%.

TUDO DESORGANIZADO

Há também o fato de uma tartaruga na Rua Durval Brito, nas proximidades do número 480, também no Jardim Glória. Antes essa rua tinha mão dupla, ou seja, os motoristas podiam transitar tanto no sentido do centro quanto no sentido do Jardim Santa Ifigênia.

Essa tartaruga já existia desde aquela época e por isso a pintura, que estão da mesma maneira até hoje, era na direita de quem estava trafegando. Porém, de tempos para cá ela passou a ter mão única de direção no sentido do centro da cidade.

Mas a pintura não foi alterada o que prejudica o fluxo de veículos uma vez que na tentativa de uma ultrapassagem, o motorista poderá chegar a perder o controle da direção do carro e causar algum acidente.

Além disso, a falta de manutenção fez com que a parte que está pintada fique quase que totalmente apagada. Pior que é uma artéria que os turistas utilizam bastante quando deixam o Parque Aquático Thermas dos Laranjais em direção aos hotéis localizados na região central da cidade.

BICICLETAS NA CONTRAMÃO

Outra situação que mostra a desorganização do trânsito da cidade é o fato de não haver regulamentação para o tráfego de bicicletas, conforme também prevê Código Brasileiro de Trânsito (CBT), proibindo, inclusive, que os ciclistas trafeguem pela contramão de direção, além de outras normas de conduta.

Um caso relativo à essa situação foi registrado na quarta-feira, dia 14, envolvendo uma mototaxista, uma criança que andava de bicicleta pela contramão de direção e um veículo que estava estacionado regularmente nas proximidades do local de saída das motocicletas de uma agência de motota­xistas localizada na Rua David de Oliveira, na região central de Olímpia.

De acordo com uma ocorrência registrada pela Polícia Militar de Olímpia, a moto­taxista estava saindo com seu veículo e não percebeu a aproximação da bicicleta, que transita pela contramão.

Houve a colisão da motocicleta com a bicicleta e, em seguida um dos dois, a mototaxista e o menino danificaram o carro que estava estacionado. Por sorte ninguém saiu ferido.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas