12 de março | 2023

Prefeitura de Olímpia cria Canil da Guarda Civil Municipal (GCM)

Compartilhe:

Decreto assinado pelo prefeito Fernando Cunha foi publicado 5ª feira (9) no Diário Oficial


O prefeito Fernando Cunha publicou um decreto no Diário Oficial do Município de quinta-feira (9), criando o Canil da Guarda Civil Municipal (GCM). O documento dispõe sobre a regulamentação do Canil e traz normas referentes à utilização, adestramento, aquisição e exclusão de cães.

Os atuais cães utilizados pela GCM local, a fêmea Hanna (Rottweiler) e o macho Eron (Pastor Belga Malinois) vieram de Canis da Barretos com Pedigree.

O objetivo do Canil é promover o policiamento diário com o uso de cães, atuando isoladamente ou em apoio a outros órgãos, seguindo o planejamento próprio do Canil.

Os cães poderão ser empregados em patrulhamento diário de prédios municipais, eventos, operações de busca, resgate e salvamento, demonstrações de cunho educacional e recreativo, formaturas e desfiles de caráter cívico-militar, operações especiais ou rotina de patrulhamento motorizado, e atuação como cão terapeuta em apoio e instrumento terapêutico de reabilitação física, psicológica, pedagógica.

Também poderão ser utilizados em outras missões para as quais estejam adestrados, desde que estejam relacionadas às atividades de interesse de segurança pública e de defesa civil no município da Estância Turística de Olímpia. O Canil, com sede na cidade, é destinado à execução de missões específicas na cidade ou em outras cidades, mediante solicitação formal.

 

O Canil terá livre acesso a todos os locais acessíveis ao público, não lhes cabendo restrições, exceto quando a presença do animal colocar em risco a saúde das pessoas, conforme critério técnico, observada a conveniência do momento. Os locais de acesso público ou restrito, integrantes do patrimônio do município, poderão ser utilizados para treinamento, provas e demonstrações, desde que devidamente identificados para tal finalidade.

O Canil será diretamente vinculado à Guarda Civil Municipal e subordinado ao comandante da Guarda Municipal, que, por sua vez, subordina-se à Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, com efetivo da Guarda Civil Municipal compatível com as suas atividades.  Todos os cães pertencentes ao efetivo do Canil, que integram o patrimônio municipal, serão adestrados por adestradores especializados.

Com a criação do Canil da Guarda Civil Municipal, a cidade de Olímpia busca reforçar sua atuação em segurança pública e proporcionar mais eficiência nas atividades de defesa civil.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas