06 de dezembro | 2020

Ponte histórica estenderá 9 de julho sobre Av. dos Olimpienses

Compartilhe:

DA FERROVIA!
Ponte estava abandonada em Baguaçu e foi
restaurada para ser implantada no local.
“Essa ponte, que é um marco para nossa
cidade da época do café, será
toda iluminada”, disse o prefeito.

 

A rua 9 de julho, nas próximas semanas, deixará de ser interrompida pela Av. dos Olimpienses, para quem vem da Av. Mário Vi­eira Marcondes. É que a pre­feitura aproveitou uma ponte que no passado foi utilizada pela ferrovia que cruzava Olímpia e colocou em cima da Avenida que ho­je é um centro de eventos estendendo a 09 de Julho que passa a ter agora mais dois quarteirões.

Quem convergir à direita na 09 de Julho, vindo pela Mário Vieira Marcondes, a partir das próximas semanas (os trabalhos estão sendo ultimados) poderá descer, cruzando a Aurora Forti Neves e subir até o centro da cidade.

Na segunda-feira, 30 de novembro, a Prefeitura da Estância Turística de Olím­pia instalou no local uma ponte histórica de ferro, que veio da Inglaterra em 1914 e que foi utilizada na ferrovia que atravessava Olímpia até Nova Granada, e servia para os trens atravessarem o Rio Cacho­eirinha.

ESTAVA

ABANDONADA

EM BAGUAÇU E

FOI RESTAURADA

A ponte, que estava a­ban­donada em Baguaçu, foi restaurada e implantada no local para permitir a passagem de veículos (em uma pista), possibilitando a continuação da Rua Nove de Julho passando sobre a avenida. O local recebeu to­da a infraestrutura necessária para a instalação da ponte, que trará mais mobilidade ao trânsito na região.

Agora, com a ponte no local, será feita a estrutura de concreto, além da instalação de uma passarela pa­ra travessia de pedestres, com guarda-corpo e também iluminação de LED.

O prefeito Fernando Cunha, acompanhado do secretário de Obras, Engenharia e Infraestrutura, Leandro Gallina, acompanhou a instalação da ponte. “Essa é mais uma obra de revitalização dessa região da cidade. Nós fizemos a revitalização da A­venida Aurora Forti Neves e agora estamos revitali­zando essa região com a reforma do antigo Museu do Folclore, hoje Museu de Ar­te Sacra, a Estação Ferroviária que estamos terminando e agora a instalação dessa ponte, junto com o que nós já fizemos na Avenida dos Olimpienses.

ECONOMIA

NA OBRA DA

AVENIDA DEU

PRA RESTAURAR

A PONTE

“Quero ressaltar, continuou o prefeito, que os recursos vêm de uma emenda parlamentar do então deputado federal, hoje vi­ce-governador, Rodrigo Gar­cia. No total, nos foi dis­ponibilizado o valor de R$ 1,5 milhão para a obra da Avenida dos Olimpi­en­ses e, como de costume, nós conseguimos economizar 20% e sobrou os recursos, que ou a gente aplicava na própria avenida ou a gente perdia e devolvia pa­ra o Governo Federal. Então, nós aproveitamos e usamos para recuperar e instalar a ponte”, disse.

“Nós temos que agradecer ao nosso vice-governador Rodrigo Garcia pelo recurso, que permitiu a gente implantar essa reurbani­zação aqui na Av. dos Olim­pienses. Essa ponte, que é um marco para nossa cidade da época do café, será to­da iluminada. Ela vem para embelezar nossa cidade, para marcar a história dentro desse conjunto de obras que a gente vem fa­zendo para revitalizar e dar uma nova vida para es­se lado da cidade. É isso que a gente quer fazer para Olímpia, restaurando a his­­tória e tornando O­lím­pia mais agradável para quem vive e pra quem visita”, acrescentou.

 A revitalização da Avenida dos Olimpienses foi entregue oficialmente em 2018. O espaço ficou sem utilização por muito tempo e foi transformado no Centro Gastronômico, Cul­tural, Turístico e de Co­mercialização de Produtos Artesanais. O local já recebeu diversos eventos da Prefeitura de Olímpia como Dia das Crianças, A­niversário da Cidade, Cão­panheiro e Tem Arte, além de exposição de carros antigos e eventos culturais.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas