30 de julho | 2023

Ponte do Turvo na Natal Breda deve ficar pronta esta semana

Compartilhe:

O DILEMA DA NATAL BREDA!
Após o período de cura do concreto a cabeceira da ponte deverá ser pavimentada. Governo do Estado é que vai recuperar a vicinal. Na primeira licitação, a empresa contratada abandonou a obra. Aguarda-se agora a contratação de outra.

A prefeitura de Olímpia, ao responder esta semana, a um pedido de informação da promotora Aline Kleer da Silva Martins Fernandes sobre a situação da rodovia vicinal Natal Breda, que teve a ponte no Rio Turvo interditada recentemente, anunciou que até o final desta semana ou início da próxima os trabalhos de recuperação desta ligação com a cidade Tabapuã estará concluída.

Na resposta, o município esclarece que não recebeu recursos Governamentais para a execução de obras da referida Vicinal Natal Breda. “Na verdade, o Município de Olímpia/SP foi contemplado com o Convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo, através de seu Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o qual será responsável pela execução integral da obra desde a contratação da empresa que irá prestar os serviços, fiscalização e pagamento. Que a título de Contrapartida, o Município da Estância Turística de Olímpia/SP foi apresentado o projeto executivo de recuperação da  Vicinal no trecho até a divisa do município”.

AGUARDA-SE CONCLUSÃO
DE CONCORRÊNCIA DA RECUPERAÇÃO.
NA PRIMEIRA, A EMPRESA ABANDONOU A OBRA.

O documento explica ainda sobre as obras de recuperação da Vicinal Natal Breda: “todas a informações sobre a concorrência, cujo objeto destina-se a recuperação de estradas Vicinais do Estado de São Paulo, e, dentre elas, contempla a Estrada Vicinal OLP-040/Natal Breda, já foram devidamente prestadas em respostas a ofícios encaminhados anteriormente, estando ciente esta Secretaria que atualmente o processo de licitação encontra-se em fase de ratificação pelo Governo do Estado de São Paulo, aguardando a contratação da empresa que irá realizar, executar os serviços”.

Já sobre a manutenção e conservação da vicinal a prefeitura informou à promotora que esta é realizada constantemente através dos serviços de operações tapa buraco e manutenção da faixa de domínio.

PREFEITURA RECAPEOU
460 METROS NO PONTO CONSIDERADO PIOR

“Registra-se ainda, que mesmo após o problema relatado na cabeceira da “Ponte do Rio Turvo”, mais precisamente na data de 11 de julho de 2.023, foi realizado pelo Município, o recapeamento asfáltico de aproximadamente 460 metros em ponto considerado com maiores problemas de passagem, localizado nas proximidades da comunidade rural Capituva”, complementa o texto.

Já sobre a recuperação da “Ponte do Rio Turvo”, do lado pertencente do Município de Olímpia-SP, a informação foi a de que o município tomou conhecimento da situação em 05/07/2.023.

RODOVIA FOI INTERDITADA
POR CAUSA DO PROBLEMA NA PONTE

“No mesmo dia, foi providenciada a interdição com volume de terras, de modo a impedir a passagem de veículos e ou transeuntes pela ponte, bem como houve o uso de sinalização adequada no local”. No dia 06/07/2.023 foi realizada a sinalização ao longo da Vicinal, desde o trecho urbano de Olímpia, com informações sobre o impedimento da via, bem como a colocação de avisos. A Prefeitura do município de Tabapuã também foi comunicada sobre o ocorrido e alertada para que também fossem adotadas as providências de praxe, principalmente com relação a “sinalização do local”. Ainda nesta mesma data, deu-se início no processo de escavação para prospecção do dano”, descreve o documento.

CONCRETAGEM TEM QUE ESPERAR A CURA

E continua: “Em 07/07/2023 houve o término dos serviços de escavação, dando início nos serviços de limpeza manual e serviços de reparo no local, estimando-se o prazo de 30 (trinta) dias para o término dos serviços de recuperação da cabeceira da ponte, e, consequentemente a normalização do trânsito, com a comunicação a toda a população através dos veículos de imprensa, bem como por outros canais de comunicação e mídias sociais. Após, deu-se início a construção das formas e ferragens para os serviços de concretagem da cabeceira da ponte”.

“No dia 25/07/2.023, os serviços de armação foram concluídos e no dia 26, ocorreu a concretagem da “cabeceira da ponte”. Do dia 26/07 a 01/08/2.023, em respeito as técnicas construtivas recomendam-se aguardar a cura do concreto, o que vem acontecendo até a presente data, e, após será realizado o reaterro e a compactação do local. A conclusão da compactação está prevista para o dia 03/08/2023”, complementa.

DIA 04 CABECEIRA DA
PONTE SERÁ ASFALTADA

Finalmente no dia 04/08/2023 está previsto a aplicação de camada de massa asfáltica (CBUQ), no trecho da cabeceira da ponte, com posterior vistoria e liberação do local, inclusive com a normalização do tráfego de veículos.

A explicação para o Ministério Público conclui que, de acordo com o cronograma supracitado, não há o que se falar em paralisação e ou lentidão na execução dos serviços. “Salientamos ainda, que foram adotadas as boas práticas de engenharia e normas técnicas, bem como respeitados todos os prazos construtivos como exemplo: (cura de concreto, etc)”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas