22 de novembro | 2015

Petrobras eleva a participação na Guarani e detém 45,9% do capital

Compartilhe:

A Petro­bras elevou sua participação na empresa do setor de açúcar e eta­nol Açúcar Guarani S/A, ao concluir a última etapa de um aporte de capital que estava previsto em acordo firmado em 2010, desembolsando R$ 268,1 milhões. Dessa forma, a Petrobras Biocombustível passará a de­ter 45,9 % do capital social da Guarani, enquanto a francesa Te­re­os permanecerá detendo 54,1% da empresa.

De acordo com o Portal G1, a informação foi confirmada tanto pela Tereos no dia 30 de outubro, quanto pela Petrobras. O investimento total da Petrobras, com o aporte que deverá ser realizado até 5 de janeiro de 2016, somará R$ 1,611 bilhão, ajustado pela inflação, disse a Tereos.

O acordo de 2010 assinado pela Tereos e pela Pe­tro­bras em relação aos ativos da Guarani anteviu um aumento gradual de participação pela petroleira brasileira ao longo do tempo, dependendo da execução de al­guns investimentos.

Segundo o acordo, o dia 30 era o último dia para a Petrobras confirmar se faria o pagamento final. O aporte ocorre em um momento em que petroleira estatal lida com o maior endivi­da­mento entre as companhias do setor petrolífero e está tentando superar um escândalo de corrupção. Dessa for­ma, havia dúvidas no setor açucareiro se a empresa concluiria seu investimento na Guarani.

A Petrobras “realizou a subscrição de ações relativa ao último aporte de capital na Guarani conforme previsto no acordo de investimento”, disse a Te­re­os em nota.

A Guarani possui sete usinas em São Paulo, o maior Estado produtor. As instalações têm capacidade de pro­dução combinada de 1,73 milhão de toneladas de açúcar e 903 milhões de litros de etanol por ano.

Em junho, a Petrobras havia dito a representantes da Tereos em reuniões em São Paulo que gostaria de vender suas ações na Guarani como parte de um grande plano de desinvestimentos que está buscando imple­men­tar, de acordo com duas fontes com conhecimentos diretos do assunto.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas