12 de maio | 2019

Olímpia é 5ª cidade menos violenta do Estado

Compartilhe:

A Estância Turística de Olímpia ficou classificada em 5º lugar no Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV) do Estado de São Paulo Instituto Sou da Paz, em parceria com o JORNAL o Estado de São Paulo, Estadão, com menores taxas de criminali­dade no último ano.

A pesquisa é desenvolvida, anualmente, e foi divulgada esta semana. O levantamento, que engloba cerca de 140 cidades paulistas com mais de 50 mil habitantes, calcula o índice a partir da média ponderada de três subitens: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga), considerando ainda dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

O ranqueamento mostra que Olímpia também foi a que apresentou a segunda maior evolução de um ano para o outro. Em 2017, a cidade ocupava a 75ª posição, com índice de 20,4, já em 2018, a média positiva de 8,8 levou o município a subir 70 colocações, sendo classificada em 5º lugar no levantamento mais recente, uma redução de 56,9%. Esta é a melhor posição que o município atingiu no ranking e o segundo índice mais positivo registrado pela cidade desde que o estudo foi iniciado, em 2014.

No ranking do Instituto Sou da Paz, Olímpia ficou atrás apenas de Vinhedo (IECV de 5,9); seguida por São José do Rio Pardo (6,0), São Caetano do Sul (6,6) e Franca (8,6). Na região, o município é o melhor colocado, superando cidades como Fernan­dópolis (27ª posição); Barretos (35ª); Bebedouro (37ª); Votuporanga (38ª); Mirassol (48ª); Catanduva (57ª) e Rio Preto (99ª).

O desempenho de Olímpia é visto com otimismo pelo prefeito Fernando Cunha. “Somos uma cidade em pleno desenvolvimento e isso desperta atenção para o crescimento, mas também pode influenciar em diversas questões, como a segurança. Sabendo disso, sempre procuramos investir em melhorias para garantir a qualidade de vida da população. Já reforçamos o efetivo policial e as viaturas na cidade e nos distritos e, para este ano, nossos principais projetos entrarão em funcionamento que são a Guarda e o videomoni­toramento. Os índices positivos também já podem ser sentidos neste ano, já que o município não registrou nenhum crime violento, nem mortes, no primeiro trimestre, mantendo boas estatísticas com um trabalho eficiente”, destacou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas