17 de março | 2019

Obras da Estação Ferroviária começam nos próximos 15 dias

Compartilhe:

As obras que estão previstas para ser realizadas na antiga Estação Ferroviária da Estância Turística de Olímpia, que será transformada em Centro Cultural e Turístico, deverá ter início nos próximos dias. Na tarde desta quarta-feira desta semana, dia 13 de março, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras. Estiveram presentes os secretários municipais Selim Jamil Murad, Turismo e Cultura, Esportes e Lazer; Eliane Beraldo Abreu de Souza, Administração; e Luiz Fer­nando Covello, Obras, Engenharia e Infraestrutura, e representantes da empresa.

No total, serão investidos R$ 2.093.680,25, por meio do DADETUR 2017 (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). Os recursos são destinados pe­lo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Turismo. O projeto já tinha sido aprovado pelo COM­TUR (Conselho Municipal de Turismo) e pelo COC (Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias).

A empresa vencedora do processo licitatório foi a Nascimbem Construções Eirelli, de Ribeirão Preto, que será responsável pelo fornecimento de materiais, mão de obra e equipamentos para a execução da obra de requalificação do complexo arquitetô­ni­co da antiga Estação Ferroviária. O prazo para a execução da obra é de um ano.

O projeto prevê a preservação e o restauro de características originais do prédio da Estação, que irá abrigar cinco alas: Cultural (pinacoteca), Alimentação (dois vagões restaurantes), Infantil, Artesanato e espaço para apresentações, com palco e estrutura que faz referência a um coreto.

“Essa é a primeira fase de requalificação da Estação Ferroviária. Vamos ter um vagão restaurante, a­lém de toda a restauração, mantendo a arquitetura do prédio. A empresa fará a terraplenagem, colocação de alambrado, e todas as obras da calçada até o trilho. Esta região ficará com um espaço maravilhoso, teremos o museu, e queremos fazer o caminhar na Cidade Turística, pois você pode ir andando até a Estação. A ideia do prefeito Fernando Cunha é transformar todos os gal­pões da região em um ambiente gostoso, com locais para lazer. Esse será nosso ‘Quarteirão Turístico’, mais uma opção para momentos de lazer e turístico histórico dentro da nossa cidade. Estamos fazendo ações para que as pessoas possam aproveitar cada vez mais o turismo da nossa cidade”, disse o secretário Selim Jamil Murad.

“A Estação Ferroviária é um marco da história da cidade e, há muitos anos, está desativada. Desde o início, estamos buscando a transferência da área para o município para que possamos transformar o espaço em um Cen­tro Cultural e, agora, estamos con­­seguindo con­cretizar para que o local seja mais um atrativo turístico e preserve a cultura de nos­sa cidade”, comentou o prefeito Fernando Augusto Cunha.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas