16 de agosto | 2010

Obra da rua Floriano revela esgoto clandestino no centro

Compartilhe:
 
A obra para implantação de uma galeria pluvial que a prefeitura está realizando na rua Floriano Peixoto, setor leste do centro da cidade, revelou a existência de ligações de esgoto clandestinas, ligadas ao sistema antigo de captação de águas de chuvas. A informação foi confirmada ainda na semana passada, pelo secretário de Obras e Serviços de Olímpia, Gilberto Tonelli Cunha.


“Encontramos esgoto clandestino jogando dentro da galeria de água pluvial que precisa ser corrigido. Encontramos diversos casos desses porque, evidentemente, por serem instalações muito antigas, quando entupiam os esgotos das casas eles (moradores ou o próprio DAEMO) colocavam um tubo novo e jogavam na galeria que era mais fácil”, afirmou.


Mas o secretário não exime o DAEMO de culpa. “Não vou dizer que foi o proprietário. Não tem nem como apurar isso. O importante é corrigir. Então, nós encontramos isso”, explicou.

De acordo com Tonelli, “tinha esgoto clandestino jogando na galeria de água pluvial, o que não pode. Tem que ser canalizado na rede de esgoto. Então, tem que fazer praticamente todas as ligações de casa de novo”.

Embora afirme que a obra não esteja atrasada, como pensam alguns moradores, aponta essa questão como um dos motivos de ainda não ter sido concluída e entregue aos moradores.


“É uma obra que traz muitos problemas para a população, a gente sabe e procura ações para minimizar os transtornos. Mas é uma obra que precisa ser feita. A gente tem consciência, mas sabe que precisa fazer”, lameenta.


QUASE PRONTA

Segundo ele, é uma obra com prazo de seis meses para ser executada.

Iniciou em maio e está dentro do cronograma. “Estamos estimando o termino dessa obra mais 45 dias”, enfatizou.


Tonelli explica que não se trata apenas de começar a fazer e terminar, mas que problemas vão surgindo com o andar dos trabalhos. Destrói asfalto e muitas vezes até calçadas para poder realizar os serviços. “E é aquele tipo de cirurgia que a gente chama. Uma obra esse tipo é uma cirurgia que você abre e encontra problemas. Você abriu encontrou problema de água, de esgoto. Temos que refazer todo o sistema de água e esgoto”, compara.


Parte da necessidade, segundo ele, porque quando começa a abrir para colocar os tubos, já destrói parte da rede e até das ligações domiciliares de água, alem de problemas nas ligações de esgoto. “Estamos tendo que refazer tudo”, reforça.


Estava previsto para esta semana, o início das obras de recomposição de todo o sistema das ligações e dos próprios sistemas de água e esgoto, que tem prazo previsto de 15 dias para serem concluídas.


Em seguida começam os trabalhos de implantação de guias e sarjetas para, somente depois, poder refazer a pavimentação. Mesmo assim, antecipará o prazo para entrega da obra.


A obra começo a ser feita perto da avenida Aurora Forti Neves, Marginal, e sobe até nas proximidades da Escola Estadual Wilquem Manoel Neves, no Jardim Cizoto, zona leste, onde começará a captar as águas pluviais da parte alta da cidade.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas