11 de maio | 2008

Município tem apenas 7% de área com vegetação natural

Compartilhe:

 

 De acordo com o resultado do Levantamento Cadastral das Unidades de Produção Agrícola (Lupa), realizado no período de agosto de 2007 a março de 2008, Olímpia tem apenas 7% de sua área total ainda protegida com vegetação natural. O trabalho rastreou 1.379 propriedades rurais distribuídos por 78.320 hectares, ou seja, cerca de 94% da área total do município, segundo a informação que consta no site da prefeitura.

Em comparação ao resultado do mesmo levantamento realizado em 1996, houve uma recuperação das perdas de vegetação nativa, provavelmente por inferência do Ministério Público do Meio Ambiente. Na ocasião, segundo os dados, a área era de apenas cinco por cento.

O projeto Lupa é um trabalho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizado sob a coordenação da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e CDA (Coordenadoria de Defesa Agropecuária).

Segundo agrônomo chefe da Casa de Agricultura local, Manoel Décio Travaine, o total de 78.320 hectares representa toda a área agriculturável do município de Olímpia, onde predomina as culturas de laranja e cana-de-açúcar, entre outras várias culturas de pequeno porte.

E é neste levantamento que se confirmam os efeitos negativos que as indústrias processadoras de suco de laranja geraram ao município que há algumas décadas atrás chegou a ser considerado o "Eldorado" brasileiro, principalmente aos citricultores.

Há cerca de 10 anos atrás o setor possuía praticamente mais que o dobro da área de pouco mais de 11 mil hectares plantados encontrada no último levantamento. Porém, Travaine estima que em número de árvores a queda foi menor.

Embora não tivesse informado em qual proporção, Travaine explica que atualmente o produtor planta um número maior de plantas por áreas, embora reconheça, também, que a quantidade de laranjeiras caiu pela metade. Atualmente a laranja é produzida em 451 propriedades enquanto a cana em outras 599.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas