31 de maio | 2009

Motoristas desrespeitam as placas gerando transtornos em semáforos

Compartilhe:

Tudo o que era esperado já aconteceu em um dia e meio de funcionamento dos dois conjuntos de semáforos inaugurados na tarde da quinta-feira, dia 28. Motoristas não respeitam as placas de sinalização, principalmente as que proíbem algumas conversões à esquerda, gerando transtornos nos cruzamentos da avenida Aurora Forti Neves com a avenida Waldemar Lopes Ferraz e rua Bernardino de Campo.

Por volta das 12 horas da sexta-feira, dia 28, a reportagem desta Folha da Região permaneceu por cerca de meia hora em cada um dos cruzamentos e, embora sejam períodos curtos, o tempo foi suficiente para flagrar algumas irregularidades praticadas por motoristas.

No cruzamento da Aurora Forti Neves com a Valdemar Lopes Ferraz, motoristas não estavam respeitando a placa indicando a proibição de conversão à esquerda para quem transita pela Waldemar com a finalidade de adentrar à Aurora.

A maior quantidade de casos foi verificada em quem transitava pela Waldemar, no sentido Anita Costa para a Aurora, convergindo em direção Lopes Ferraz (sentido centro/bairros), mais casos sentido Anita Costa para a zona leste, convergindo à esquerda para Aurora, em direção à zona norte da cidade, uma das situações que estão proibidas.

A reportagem verificou também que um grande número de motoristas ainda não prestam atenção às placas sinalizando o sentido proibido. Em aproximadamente 40 minutos, cinco veículos fizeram essa conversão irregularmente, inclusive uma perua que transporta alunos da rede de ensino de Olímpia.

Mas há também os casos que o motorista não respeita a faixa de pedestres, que com o funcionamento dos semáforos, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é de uso restrito aos pedestres quando o sinal está vermelho, ou seja, quando a luz vermelha está acesa.

Mas o sinal fechado, também em curto espaço de tempo, também não respeitado por todos os motoristas que passaram por esse cruzamento. Em pelo menos quatro casos os motoristas avançaram o sinal não esperando que o semáforo alterasse a cor do vermelho para o verde.

Porém, há um caso que chamou e bastante a atenção foi de um caminhão do tipo cegonha – utilizado para transporte de automóveis – que transitava pela Waldemar no sentido da zona oeste e, ao convergir para a Aurora, embora fazendo a conversão corretamente, acabou esbarrando na base de sustentação do semáforo quase o derrubando, fazendo com que parte das luminárias ficasse voltada para a calçada, situação que dificultava a visão dos sinais para outros motoristas.

Bernardino
A reportagem permaneceu praticamente o mesmo tempo na esquina da Aurora com a rua Bernardino de Campo, onde está instalado o outro conjunto de semáforos inaugurados na tarde da sexta-feira, dia 28. Nesse período foi observado que lá os motoristas estão obedecendo a sinalização não causando problemas para que o trânsito fluísse normalmente.

Porém, a situação não foi de tranqüilidade total na tarde da quinta-feira, logo depois da inauguração, quando um ônibus intermunicipal acabou atrapalhando o fluxo normal de veículos. O motorista faria a conversão à esquerda e em razão de um carro já estar parado em cima da ponte, a traseira do coletivo praticamente fechou metade da pista da Aurora no sentido da zona norte.

Parte dos problemas foi acompanhada pelo prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho. Pouco mais de meia hora após o acionamento dos equipamentos, já surgiam os primeiros sintomas das conversões à esquerda. “Estamos em frente à Aurora e estamos vendo a população respeitar e já estamos verificando alguns problemas de conversão”, comentou.

Entretanto, avisou que os equipamentos estão ainda em período de testes e por isso não estão sendo aplicadas multas aos motoristas: “a intenção não é multar ninguém, principalmente, por cerca de 30 dias”. Segundo o prefeito, se trata de um período educativo.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas