10 de outubro | 2010

Justiça afasta conselheiros tutelares acusados de agressão a menor

Compartilhe:
 
Embora não se tenha uma confirmação oficial, consta que a Juíza da Infância e Juventude, também titular da 2.ª vara de Olímpia, teria, através de medida liminar, afastado do cargo os conselheiros tutelares Rodrigo Celestino Maceno, que seria o coordenador do Conselho Tutelar e Jesus Aniceto Júnior. Ambos são acusados de agressão por um adolescente de 16 anos de idade, natural do Estado do Maranhão. A ação ilegal teria ocorrido dentro da sede do órgão.


A constatação foi feita pela reportagem desta Folha da Região, na manhã desta sexta-feira, dia 8, na sede o Conselho Tutelar local, quando encontrou as novas conselheiras, Tamires da Silva e Maria
Lúcia de Oliveira, que confirmaram estar substituindo os dois que estão afastados.


O caso da possível agressão que teria sido cometida por conselheiros tutelares a um menor de idade está sendo investigado pelo Ministério Público da Infância e Juventude, através da promotora de justiça Daniela Ito Echeverria.


De acordo com o que foi divulgado na imprensa local, trata-se de uma agressão contra o menor C.S., de 16 anos, que estava abrigado na Casa do Migrante, fugiu e foi encontrado pela Polícia Militar em Severínia. A agressão teria ocorrido no dia 15 de setembro, logo que retornou com os conselheiros afastados.


Consta que o menor que residiria com a mãe e o padrasto em São Luís, teria decidido vir para São Paulo e utilizando de caronas acabou chegando em Olímpia no dia 10 de setembro.


Encontrado por policiais militares, foi apresentado ao Conselho Tutelar e depois levado para a Casa do Migrante, onde ficou por alguns dias. Porém, no dia 15, por volta das 9h30, o menor resolveu ir embora e saiu da Casa do Migrante indo para Severínia.


O menor teria relatado que foi agredido com tapas no rosto e pontapés nas pernas. Consta que os tapas teriam sido desferidos por Jesus Aniceto e os chutes por Rodrigo. No entanto, não há informações conclusivas sobre os motivos da possível agressão.


Para lugar dos dois, a reportagem encontrou as suplentes Tamires da Silva e Maria Lucia de Oliveira, que na eleição do dia 16 de março de 2008 receberam 150 votos cada uma.


Outra novidade encontrada foi a mudança de endereço da sede do Conselho Tutelar, que atualmente atende na rua Bernardino de Campos, número 1.304, centro de Olímpia.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas