11 de junho | 2008

Grupo Guarani recebe representantes de 13 cooperativas rurais francesas

Compartilhe:

O Grupo Guarani, que tem sua planta industrial Usina Cruz Alta no município de Olímpia, recebeu, na terça-feira, dia 10, a visita de um grupo de mais 80 cooperados e acionistas do Grupo Tereos, à qual pertence a empresa, formado por 13 cooperativas rurais francesas. No período da manhã os visitantes acompanharam o corte manual de cana queimada e corte mecanizado.

Segundo a informações publicas na imprensa regional, eles estiveram na Cruz Alta com a finalidade de conhecer o processo agrícola e industrial das usinas no interior de São Paulo. A Açúcar Guarani levou os cooperados franceses para conhecer uma fábrica de suco concentrado de laranja.

De acordo com o produtor rural e membro do conselho do Grupo Tereos, Mignien Bertrand, que pela primeira vez esteve numa unidade sucroalcooleira do Brasil, o grupo de visitantes franceses ficou impressionado com a organização da cultura de cana-de-açúcar e satisfeitos em saber que o dinheiro investido no plantio de canaviais no Brasil vai produzir bons lucros.

O cooperado também elogiou a tecnologia empregada na lavoura da cana. No entanto, afirmou que o lobby das empresas do setor petrolífero contra o avanço dos biocombustíveis na Europa é bastante forte, onde apenas 1,5% dos combustíveis não são fósseis.

Segundo Bertrand existe também uma forte pressão das indústrias de alimentos na Europa já que, com o aumento de produtos como milho e soja, as margens de lucro do setor estão diminuindo.

Na opinião dele, o cidadão médio francês acredita que a alta dos preços dos alimentos deve-se ao aumento da fabricação de etanol a partir de grãos e da ampliação da área cultivada com cana-de-açúcar no Brasil.

Já o presidente da Usina Guarani, Jacyr da Costa Filho, afirmou que as indústrias petrolíferas estão preocupadas com a perda de 4% a 5% do mercado, principalmente com os atuais preços recordes do barril de petróleo.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas