05 de janeiro | 2020

Folha de São Paulo publica que Olímpia deve receber 500 mil turistas este mês

Compartilhe:

BOOM DE JANEIRO!       Reportagem não cita de quem é a expectativa sobre o público de janeiro.

Pela publicação Olímpia pode ter recebido mais de 2600 mil turistas em 2019. Aproximadamente 2 milhões do Thermas e 600 mil do Hot Beach.

DA REDAÇÃO COM DADOS DE MARCELO TOLEDO/FOLHA DE SÃO PAULO

A Folha de São Paulo de sexta-feira, 03, em seu caderno Cotidiano, publicou matéria de mais de meia página, assinada pelo jornalista Marcelo Toledo, onde está estampado que, com águas termais, Olím­pia deverá receber 500 mil pessoas em janeiro.

Segundo a publicação, impulsionada por seus parques aquáticos e por uma série de empreendimentos hoteleiros que surgiram nos últimos anos, Olímpia (a 438 km de São Paulo) deve receber até o fim de janeiro um total de turistas que é quase dez vezes a população local.

Embora não cite de quem seja a informação o jornalista continua a matéria: “Com suas águas termais e 23 mil leitos em hotéis, a expectativa é de que 500 mil pessoas passem pela cidade de 54 mil habitantes até janeiro, dos quais 56% paulistanos ou moradores da Grande São Paulo, conforme dados da prefeitura”.

A seguir conta que a história do turismo em Olímpia, que vive um boom nos últimos anos, surgiu quase que por acaso. “Nos anos 1950, quando inaugurada, a Petro­bras perfurou poços em busca de petróleo em várias regiões do país. Um dos locais foi a cidade do interior paulista. Mas a busca resultou apenas no encontro de água quente, de até 38°C. O poço foi fechado, mas décadas depois incentivou o surgi­mento do Thermas dos Laranjais, parque aquático inaugurado em 1987 e grande mola propulsora do turismo na cidade”.

E complementa: “Ele recebe cerca de 2 milhões de visitantes por ano e, até o Carnaval de 2020, deve abrigar 10% mais turistas que no mesmo período no ano passado, segundo Jorge Luiz Noronha, vice-presidente do parque. Com 55 atrações, o Thermas está sendo ampliado com a aquisição de uma área de 70 hectares (98 campos de futebol)”.

Segundo a publicação: “Além dele, o Hot Beach, segundo parque a surgir, deve fechar 2019 com 600 mil visitas, para uma capacidade instalada de 1,2 milhão. A cidade, que tinha menos de 3.000 leitos de hospedagem em 2010, alcançou 22.794 em 2018 e a projeção é que surjam mais 6.000 nos empreendimentos em construção. Há, ainda, outros 6.500 leitos em processo de licenciamento que, se confirmados, deixarão a cidade em 2025 com mais de 35 mil vagas”.

Ainda sobre a rede hoteleira, a matéria dá como fonte a prefeitura dizendo que atualmente existem em funcionamento 6 resorts, 22 hotéis, 55 pousadas, 2 hotéis-fazenda, 2 hostels e 508 casas de temporada disponíveis para turistas.

“O crescimento se dá, principalmente, em empreendimentos multi­pro­priedade. Cada apartamento pode ter até 52 donos, que o utilizam uma semana por ano, ou 13 donos, que têm direito a quatro semanas anuais – normalmente os períodos são sorteados para que contemplem alta e baixa temporadas e os donos ficam sabendo com antecedência o período a que terão direito. Se não quiserem usar a data, podem colocar o apartamento para locação”, comple­menta a matéria.


 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas