17 de agosto | 2011

Encaminhado inventário para tentar transformar município em estância turística

Compartilhe:


Da assessoria
O prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, entregou ao deputado estadual Itamar Borges, na manhã de sábado da semana passada, dia 13, um inventário contendo informações sobre a infraestrutura e identidade turística da cidade.

Junto, encaminhou um ofício pedindo para que Olímpia seja reconhecida como Estância Turística. Através desse reconhecimento o município ficará habilitado a receber recursos do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).

Os documentos serão anexados ao Projeto de Lei nº 580/2011 de autoria Itamar Borges, que preside a Comissão de Turismo na Assembleia Legislativa. "Hoje, com esse inventário, é o projeto melhor instruído da Assembleia", disse o deputado.

O encontro entre o prefeito e o deputado ocorreu durante a Caravana da Acessibilidade, promovida pela União dos Vereadores do Estado (UVESP), na Casa de Cultura Prefeito Álvaro Marreta Cassiano Ayusso, região central da cidade.

Há um mês, quando esteve em Olímpia, o governador Geraldo Alckmin pediu para que Itamar Borges articulasse na Assembleia Legislativa uma forma de voltar a ter novas Estâncias Turísticas no Estado, e até sugeriu que essa nova possibilidade fosse como campeonato de futebol, tivesse primeira ou segunda divisão. "Isso é o que menos importa para a gente", disse o prefeito Geninho.

"O que a gente quer é estar lá dentro, receber recursos do DADE, e agora Olímpia merece mais do que nunca já que terá água em abundância, esgoto 100% tratado, tem turismo folclórico e aquático, geramos muito mais fluxo de turistas do que muitas das atuais 67 estâncias turísticas do Estado", completou.

Já o deputado diz que já está sendo articulado o novo projeto para novas estâncias, mas que deverá ser votado no ano que vem. No novo projeto o Governo do Estado pretende transformar até 200 municípios em Estância e repassar no primeiro ano verba de aproximadamente R$ 150 mil. A partir do segundo ano 13 dos municípios com melhores índices no turismo vão compor a primeira divisão.

"Espero que o Itamar consiga incluir o nome de Olímpia no rol das Estâncias Turísticas e que mude, enfim, as regras vigentes, até porque acho que Olímpia não é o único caso, mas é um bom exemplo para mostrar que há cidades que geram muito fluxo turístico e a verba do DADE, para quem não sabe, chega a até R$ 2,5 milhões por ano para investir em diversas obras que, por sua vez, deixarão a cidade mais bonita e apta para receber mais visitantes", acrescentou Geninho.

O prefeito lembra que o então deputado estadual Said Mourad, que atualmente não é mais parlamentar, em 2003 foi o primeiro que apresentou o pedido de Olímpia, quase no mesmo momento em que era solicitada a Estância para Santa Fé do Sul. "Só não viramos Estância Turística porque a prefeitura de Olímpia, na época, não respondeu o questionário do DADE", contou o prefeito.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas