27 de janeiro | 2009

Delegados sugerem radares e câmeras de segurança

Compartilhe:


 Os delegados João Brocanello Neto (foto) e Mário Renato Depieri Michilli, sugeriram ao prefeito de Olímpia, Eugênio José Zuliani, Geninho, a implantação, na cidade, de sistemas de radares e câmeras de segurança. As sugestões foram feitas durante reunião na prefeitura, na sexta-feira, dia 26, quando foram tratadas questões ligadas à área de segurança, principalmente, de trânsito.

A informação foi divulgada no final da manhã de sexta-feria, dia 22, por Brocanello, durante entrevista a uma emissora de rádio local. O encontro teve como objetivo discutir os problemas com "relação às questões de segurança no que tange ao trânsito e aos pequenos delitos que vêm ocorrendo no centro da cidade", comentou.

Dentre os problemas, foi discutido o alto índice de acidentes na cidade: "muita gente fazendo racha, a avenida se tornando um local para baderneiros no final de semana. Não é local para isso, a gente nota que muita gente vai para se divertir e outros para badernar".

"Conversando com ele (prefeito) e Dr. Mário, nós levamos as sugestões e os esclarecimentos devidos. Basicamente foi falado de algumas mudanças no seguimento do trânsito, para tentar diminuir o fluxo e melhorar o sistema viário das avenidas e alguns pontos críticos da cidade", acrescentou.

Porém, de acordo com Brocanello, será marcada uma outra reunião, esta com a presença também do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Amaury Hernandes, com a presença de todos os delegados da cidade. "Eu sou a favor", enfatiza.

"Acho que quem vive no dia-a-dia do trânsito, que vive o trânsito para poder trabalhar, para passear e que respeita as regras de trânsito, não está preocupado em ser instalados radares e semáforos na cidade, porque sabe que isso é producente, vai evitar muitos acidentes. Inclusive, deixei claro que se fizer um trabalho de sinalização inteligente e voltado para a educação do trânsito não vai ter problema algum. Quem é ordeiro e não é baderneiro, não vai ter preocupação, vai seguir as regras. Mas para isso penso que tem que ter a certeza que o cidadão vai saber onde está colocado o radar e bem sinalizado. Se estiver dessa forma não vai ter problema algum, inclusive nos lugares mais críticos, onde as velocidades de diversos veículos são violentas", comentou.

Para Brocanello, no entanto, é importante educar, sinalizar e implantar um programa que seja justo, não caracterizado como fonte arrecadadora de imposto. "Isto ele (prefeito) também não quer e também nós não queremos", avisa.

Mas ressalta o delegado a importância da divulgação dos locais onde serão implantados os radares. "Se você coloca um radar escondido ou um móvel, a pessoa não sabe que está sendo fiscalizada. Ela tem que saber que naquele ponto, naquele cruzamento, naquela altura daquela rua, tem um radar, então, ela vai passar devagar por ali", explica.

Câmeras

Já sobre as câmeras de segurança, os "famosos BBBs", segundo o próprio Brocanelo, também foi sugestão dele e de Michelli durante a reunião. "Ele (prefeito) achou uma boa, inclusive, temos Catanduva que está tendo um resultado positivo. Barretos também já vem há dois meses com 10 câmeras nos locais mais críticos da cidade", informou.

O delegado informou que em breve, São José do Rio Preto também vai iniciar o sistema de BBB, já implantado na cidade. "Penso eu que isso é muito importante para prevenir, inibir e auxiliar o trabalho da polícia em pequenos delitos e a partir desses pequenos delitos a gente evita até os maiores", justifica.

Ressalta Brocanello que o sistema de câmeras, por exemplo, aumenta a segurança de toda a população: "É produtiva para todo mundo. Para quem vem de fora e para quem mora aqui", afirmou lembrando que a população aumenta bastante considerando o fluxo de turistas que chega à cidade semanalmente.

Embora ainda sem uma definição de data e prazo para implantação dos sistemas, o delegado se mostra otimista com a possibilidade: "Senti que ele (prefeito) sinalizou positivamente. Quer dizer, ele também não quer fazer nada para a população que pareça uma indústria de multas e acho que ele está certo. Tem que fazer esclarecimentos para a população, mostrar que o intuito dele não é esse, que ele está preocupado com o trânsito", finalizou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas