14 de julho | 2014

Abrigo São José funciona sem laudo do Corpo de Bombeiros. Idoso com 60% do corpo queimado foi transferido para São Paulo

Compartilhe:

DA REDAÇÃO COM TVTEM
Fundado há mais de 50 anos, atualmente abrigando 72 idosos, o Abrigo São José está funcionando sem o respectivo laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros de Olímpia. De acordo com o presidente da instituição, Pedro Luís Augusto, o hidrante foi instalado recentemente, mas ainda não tem água. Enquanto isso, o extintor parece estar em ordem, mas não foi utilizado.

“O laudo não foi dado porque ainda estamos em obras na área do bombeiros, estamos esperando uma caixa d’água, e do resto está normal”, explicou Pedro Luís Augusto à reportagem da TV Tem, afiliada da Rede Globo, em são José do Rio Preto.

A questão veio à tona depois que dois idosos e um enfermeiro ficaram feridos em um incêndio durante a madrugada do sábado, dia 12. De acordo com as informações, o fogo teve início por volta das quatro horas.

A suspeita é a de que o incêndio tenha sido provocado por uma "bituca" de cigarro. As chamas começaram em um quarto e, segundo os moradores do local, se alastraram rapidamente, destruindo o cômodo.

Dois idosos dormiam no quarto na hora do incêndio e um deles foi atingido pelas chamas. Manoel Batista de Oliveira Neto foi socorrido e está internado em estado grave. “Ele está com 60% de queimaduras pelo corpo, principalmente face, pescoço e tórax”, afirma José Carlos Ferraz, diretor clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O outro idoso não teve ferimentos tão graves, mas teve de permanecer em observação por causa da quantidade de fumaça que inalou.

Pela manhã, a família do idoso em estado grave tentava entender o que teria acontecido. “Acordei de manhã e vim direto para o hospital, nós precisamos de uma explicação”, afirmava a dona de casa Noeli Aparecida da Silva.

Ainda não se sabe quem estaria fumando na hora que o incêndio começou e, segundo a diretoria do asilo, os idosos são orientados a não fumar dentro dos quartos.

“Existe uma lei estadual que proíbe fumar em recintos fechados e todos fumam em um espaço aberto. Infelizmente teve a fatalidade de um deles fumar dentro do quarto”, afirma Pedro Luís Augusto.

Manoel Batista de Oliveira Neto de 79 anos, foi transferido para São Paulo e está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), do hospital Tatuapé.

Nilson Antônio dos Santos, de 65 anos, inalou bastante fumaça e permaneceu em observação na UPA. O enfermeiro Osmar dos Santos Fernandes, de 25 anos, foi quem tentou socorrer as vítimas e chamou o Corpo de Bombeiros.

O local que foi atingido pelo fogo foi preservado para a realização dos trabalhos periciais. A Polícia Civil vai investigar o caso, assim que receber o laudo.

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO DA TVTEM

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas