08 de outubro | 2023

Xô, gordura localizada!

Compartilhe:

Se quando nasceu, o jeans servia apenas para fazer calça de marinheiro, hoje é sinônimo de praticidade. Ele transita livremente na moda, combina com tudo e cai bem em todos os ambientes / GB Imagem

 

É bom saber como a moda começou

No dia a dia, alguns detalhes passam despercebidos, mas é interessante saber qual é origem de algumas tendências

 

Alguns tecidos, modelos e tendências estão tão incorporados ao dia a dia da moda que ninguém mais se interessa em saber qual é a sua origem, que pode ser bem interessante.

Há quem jure que o jeans é uma invenção americana. Pois não é.

Tudo começou no início do Século XIX, em Nimes, na França quando alguém decidiu fabricar um tecido resistente, feito com um poderoso fio mesclado branco e azul. A novidade agradou muito por sua durabilidade e transformou-se em calças de trabalho para os marinheiros de Gênova, por isso o tecido era chamado de “genes”, que em francês significa Gênova. Como tudo neste mundo evolui, com o passar do tempo, a pronúncia foi se modificando até chegar ao atual jeans.

Os Estados Unidos não inventaram o tecido, mas trataram de popularizá-los. Os estúdios de cinema de Hollywood tornaram a calça jeans famosa no mundo inteiro e a peça passou a ser símbolo de sensualidade e transgressão. O lendário e inesquecível James Dean fez da calça jeans uma verdadeira bandeira da rebeldia, sendo que na década de 1950 a coisa mais chique do mundo era ter uma Levi´s.

Mas por que esse nome? Tudo começou em 1850 quando o alemão Levi Strauss desembarcou nos Estados Unidos trazendo consigo a primeira peça confeccionada em jeans. Começou aí o seu império. Aliás, a marca é famosa até hoje, embora o mercado da moda usou e abusou do tecido que pode ser encontrado nas mais diversas versões e nas mais diversas faixas de preço.

E o chapéu Panamá, será que foi inventado no país de mesmo nome? A resposta é não. Na verdade, o primeiro chapéu deste tipo apareceu no Equador e ganhou o mundo em 1906, quando o ex-presidente americano Theodore Roosevelt usou um quando visitou o canal do Panamá. Desde então, o acessório ganhou este nome e assim ficou, até hoje.

Na década de 1980 as camisas Lacoste viraram uma verdadeira febre e firmou-se como tendência de moda até hoje.

Tudo começou em 1933, quando o tenista francês René Lacoste apareceu para jogar usando uma camisa branca, de mangas curtas e com um emblema de crocodilo no peito, fazendo alusão ao seu apelido “Le Crocodile”. Virou marca registrada.

E ainda, história muito interessante é a origem do smoking, traje de gala, superelegante. Lá pelos idos da segunda metade do Século XIX, o smoking não passava de um paletó de seda, veludo ou brocado, peças um tanto enfeitadas, que os homens usavam nos momentos em que iam fumar (smoke) em casa ou em reuniões muito íntimas.

 

Na guerra contra a gordura localizada também entram os tratamentos estéticos como armas. Escolha sempre clínicas especializadas e profissionais do ramo / GB Imagem

 

Xô, gordura localizada!

São raras as pessoas que não reclamam do excesso de gordura em certas regiões do corpo. Mesmo quem está no peso ideal, costuma se submeter a dietas para reduzir a medida da cintura ou dos quadris. Mas os especialistas alertam: quando o problema é gordura localizada, os cuidados com alimentação ou exercícios físicos podem não ser suficientes para solucionar o problema.

As regiões em que a gordura localizada mais se concentra no corpo da mulher são os quadris, glúteos e barriga; e, às vezes nas costas. Já os homens apresentam menor incidência de gorduras localizadas, e tendem a acumular tecido adiposo mais interno, principalmente no abdômen. A diferença é que a gordura localizada se encontra em tecidos superficiais, acima dos músculos e abaixo da pele. Por essa razão, quando os homens fazem regime, normalmente eles perdem gordura mais facilmente que as mulheres. Além disso, a testosterona auxilia na queima do tecido adiposo. Também nos exercícios físicos o homem leva vantagem para diminuir as medidas.

A combinação mais adequada de exercícios para a mulher que deseja perder a gordura localizada é musculação alternada com atividades aeróbicas. Isso porque o fortalecimento dos músculos diminui a flacidez e a ginástica estimula o aumento do metabolismo, proporcionando maior queima de gordura. Ao contrário do que se pensa, a postura do corpo não tem relação com o acúmulo de gordura na região da barriga. Quando você estica o tronco, os excessos ficam menos evidentes, dando a impressão de que seu volume é menor. Mas é apenas uma impressão, pois a quantidade é a mesma. O modelo das roupas também pode marcar o corpo, mas não aumenta o volume de gordura. A tendência da calça de cintura baixa, por exemplo, é projetar a gordura para fora, logo que ela é comprimida.

Segundo especialistas, para que os resultados contra a gordura localizada sejam mais efetivos, deve-se conciliar uma dieta baseada na reeducação alimentar, exercícios físicos regulares e tratamentos estéticos, que variam de acordo com o grau de evolução do problema. A forma mais eficaz de tratar a gordura localizada é com acompanhamento conjunto, seguido de orientações médicas e avaliação prévia. Nos casos mais agudos, se podem solicitar exames para o uso de medicamentos, por exemplo.

É comum a comercialização de produtos tais como cremes e géis, que prometem reduzir a gordura do corpo. Mas cuidado, a pele é uma barreira que dificulta a chegada do produto até a gordura. Segundo a ciência, o tecido cutâneo é um agente intransponível, cuja função é proteger o corpo da invasão externa. Para que o produto alcance o local esperado, deve ultrapassar três camadas de pele, o que é quase impossível. É por essa razão que os tratamentos chamados “invasivos”, feitos com agulhas e aplicação, são mais eficientes.

Mas, atenção, procure sempre orientação de profissionais especializados neste assunto, no caso médico cirurgião plástico é o mais indicado.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas