14 de junho | 2023

Uma horta ao alcance de todos

Compartilhe:

São inúmeras as dietas que prometem acabar com a obesidade, hipertensão ou colesterol alto; ou prometem amenizar os problemas da menopausa e até controlar o crescimento de tumores de câncer no organismo.

Quase todas elas têm em comum o consumo de frutas, verduras e legumes. E comprovadamente, é sabido que uma dieta rica nestes elementos naturais faz mesmo muito bem à saúde.

Também tem sido bastante difundida a ideia de se consumir alimentos cultivados do modo mais natural possível, livres dos agrotóxicos. E é aqui que entra uma antiga ideia de se ter uma horta em casa, até certo ponto abandonada por causa das condições impostas pela vida moderna, ou seja, as pessoas trabalham de modo estafante, moram em pequenos espaços, os quintais na maioria das vezes são revestidos por pisos cerâmicos, ou algo similar, sem contar que é muito prático passar no supermercado e comprar tudo o que se precisa.

Você já pensou em temperar uma salada que você mesmo plantou?

Olhe, isso não é nada complicado. Até quem mora em apartamento pode ter uma horta em casa.

Mais do que contribuir para o orçamento da casa, as hortas caseiras também são uma opção de lazer. Áreas de serviço ou sacadas de apartamentos formam ambientes ideais, pois são arejados e recebem luz solar. As hortas podem ser improvisadas em caixas de amianto, vasos de peitoril de janelas e até canos largos de PVC cortados pela metade.

Esta dica vale também para quem mora em casa e não tem quintal, ou às vezes tem animais domésticos e uma horta ao ar livre fica inviável porque cachorros e gatos gostam de cavoucar a terra, além de fazerem xixi e cocô. Assim uma horta em vasos é mais viável.

A primeira preocupação é com a terra utilizada no plantio. Deve ser composta de argila e areia, mais esterco de gado ou cavalo e uma colher de chá de adubo químico para um vaso de dois litros. A rega deve ser feita a cada dois dias, ou diariamente durante o verão.

Qualquer recipiente serve para o plantio: vaso de barro, ou plástico, latas ou caixas de amianto.  E fica a dica de reciclagem de embalagens. Na web, você encontrará milhões dicas sobre o assunto.

Não é recomendável utilizar pesticidas tóxicos para o tratamento de doenças e fungos que surgirem na horta. O problema pode ser resolvido passando-se nas folhagens um algodão embebido com álcool ou chá de fumo de corda.

As sementes, terra e adubo podem ser comprados nas agropecuárias e floriculturas.

Conhecer algumas particularidades ajuda a obter um bom resultado. Estas devem ser plantadas na sombra, mas recebendo muita luminosidade do sol: acelga, alface, agrião, almeirão, cebolinha, cenoura, chicória e espinafre. Enquanto que abóbora, beringela, beterraba, brócolis, couve-manteiga, couve-flor e jiló gostam de sol direto sobre eles.

Experimente comprar sementes de tomate-cereja e plante-as num vaso bem largo. Pendure em lugar que bata sol e não se esqueça de molhar. Depois, confira o resultado: tomatinhos bem vermelhos para uma deliciosa salada.

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas