01 de junho | 2020

Redobrando os cuidados com a hidratação do corpo

Compartilhe:

1 – Temperatura caindo e a tendência é o ar ficar mais seco. Por isso, hidrate o organismo, não deixe de ingerir líquidos sendo que a água é o principal deles. E mantenha a sua rotina de usar protetor solar, mesmo estando em casa / GB Imagem

 

2 – Devido à pandemia, redobramos os cuidados com a higiene das mãos e é normal que a pele sinta essa mudança. Por isso, prefira sabonetes com ativos emolientes e use creme hidratante específico para as mãos / GB Imagem  

 

Você, assim como todas as pessoas no mundo inteiro, certamente está lavando muito as mãos, e o rosto também. Não bastasse a necessidade de prestarmos mais atenção aos nossos hábitos de higiene por causa da pandemia de novo coronavírus, a temperatura está caindo. É o inverno chegando e com ele o ressecamento da pele e dos cabelos.

Frio e isolamento social são os ingredientes perfeitos para as pessoas se descuidarem da atenção básica à pele e aos cabelos. Existem aqueles que dispensam o uso de protetor solar e a hidratação da pele do rosto, exageram no consumo de bebidas e alimentos calóricos, diminuem a ingestão de água e, para finalizar, tomam banhos demorados em água quente. E depois da água quente nos cabelos, usam o secador. Não há madeixa que resista.

Quando chega o Inverno, é preciso redobrar na hidratação da pele do rosto e do corpo, e dos cabelos. É aí que entram em ação as chamadas manteigas vegetais, os óleos, glicerina e ácido hialurônico.

As regiões do corpo merecem cuidados específicos. Os cabelos, por exemplo, ficam expostos à baixa umidade, vento, chuveiro quente e secadores, por isso os fios ressecam, aparecem pontas duplas e o aspecto desvitalizado. Uma boa dica é usar xampus hidratantes e cremes leave-in que diminuam o mal causado pelo uso frequente do secador de cabelos. Ingredientes como Karité, Alantoína e proteínas da seda devem conter na composição dos produtos escolhidos.

Para o rosto, muito bom são os géis à base de silícios porque hidratam e ainda previnem as rugas de expressão. Lembre-se de que deve ser usado no rosto todo, inclusive na área da testa.

Os olhos merecem atenção extra porque é uma região normalmente mais seca. Escolha produtos que contenham elementos estruturantes, como os silícios orgânicos, e doses extras de manteiga de karité, antioxidantes como a vitamina E, além de ácido hialurônico Hyaxel, regenerador Hydroxyprolisilane CN e despigmentante MeiYanol.  Aqui vale conversar com o dermatologista.  A mesma dica vale para os lábios.

As mãos precisam de hidratação extra. Como estamos lavando muito mais as mãos, escolha sabonetes com ativos hidratantes; álcool em gel com hidratante; e não descuide de hidrata-las com cremes específicos. Juntamente com o álcool em gel que você leva na bolsa, leve o creme para as mãos. À noite, antes de dormir, massageie a pele das mãos com creme de óleo de amêndoas que você poderá pedir para preparar na farmácia de manipulação. Geralmente, tais farmácias oferecem formulações acrescidas de vitaminas. Faz um bem enorme para a pele das mãos e dos pés também.

O banho demorado nos dias mais frios pode causar dermatites severas. A solução é tomar banhos rápidos, reduzir o uso de sabonete – preferir sempre aqueles que têm ativos hidratantes -, ou seja, utilizá-lo somente nos locais onde realmente são necessários. E depois de sair do banho, deve-se caprichar no creme hidratante ou num bom óleo de banho.  

Com relação aos pés, que nessa época ficam “presos” dentro dos calçados, procure realizar esfoliação semanal, sem utilizar lixas ou pedras. Hidrate toda noite com ureia, ácido lático e também ácido salicílico, que tem o poder de afinar a pele, reduzindo calosidades, espessamentos e impedindo a formação das temidas rachaduras.

Jamais deixar de lado o protetor solar, faça chuva ou faça sol mesmo que você fique dentro de casa.

Essas são dicas para todas as estações. Mantendo uma rotina de cuidados diários, você passará o ano inteiro com a pele os cabelos iluminados.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas