18 de fevereiro | 2019

Pratique esportes em cenários deslumbrantes

Compartilhe:

Aproveitando a convivência permanente entre oceano, montanha, natureza e vistas de tirar o fôlego, a Ilha da Madeira é o lugar certo para a prática de esportes radicais / GB Imagem

Apenas para os mais aventureiros, o Ultra Skymarathon Madeira, evento de skyrunning, um tipo de corrida de montanha, tem como palco a pitoresca cidade de Santana e seus arredores / João M. Faria

 

 

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação, a floresta Laurissilva foi nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas, Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses.

Se você gosta de esportes e quer se desafiar em novos cenários, a Ilha da Madeira é o lugar certo. Este encantador destino português em meio ao oceano Atlântico é famoso por suas belas paisagens. Aproveitando a convivência permanente entre oceano, montanha, natureza e vistas de tirar o fôlego, o destino criou o conceito Madeira Ocean Trails (MOT), divulgando um conjunto de trilhas com paisagens únicas que permitem a prática de várias atividades.

A ilha já está se preparando para diversos eventos esportivos que serão realizados nestas trilhas ao longo deste ano, e os atletas podem aproveitar para testar suas habilidades, desfrutar da natureza madeirense e ainda conhecer um pouco deste local incrível. Confira quatro eventos esportivos que acontecerão por lá em 2019.

Madeira Island Ultra Trail – MIUT, esta prova de corrida de montanha passa pelos cumes mais altos da Ilha da Madeira e está marcada para o dia 27 de abril. Partindo da cidade de Porto Moniz, os preparados atletas devem percorrer 115 quilômetros com muitos desníveis até Machico, praticamente de uma ponta a outra da ilha. Há também percursos com 16, 42 e 85 quilômetros.

O Enduro World Series acontece entre 7 e 12 de maio. A Ilha da Madeira sediará a terceira etapa do campeonato de mountain biking. A competição em si acontece no dia 11, quando os atletas poderão explorar as trilhas do destino, desfrutando das paisagens inesquecíveis. Nos demais dias haverá eventos de surfe e stand-up paddle, sessões de cinema, shows e festas.

Apenas para os mais aventureiros, o Ultra Skymarathon Madeira, evento de skyrunning, um tipo de corrida de montanha, tem como palco a pitoresca cidade de Santana e seus arredores. É a única etapa do calendário da Skyrunner World Series que acontece em território português. As quatro corridas, marcadas para os dias 31 de maio e 1º de junho, têm 4, 8, 13, 21 e 55 quilômetros.

Outra competição de mountain biking, a Trans Madeira é uma verdadeira aventura com cinco dias de corrida e mais de 200 quilômetros cobertos nos quatro cantos da ilha, em diferentes terrenos e trilhas únicas. Ano passado, ciclistas de 26 nacionalidades participaram do evento, que em 2019 será realizado de 4 a 8 de junho.

Mas se você não é muito ligado ao esporte, ou se apenas vai acompanhar alguém que é não se preocupe. A Ilha da Madeira está recheada de atrações imperdíveis para todos os gostos e idades.

A ilha compreende seis cidades e a principal delas é Funchal. Ali se encontram os melhores hotéis, os quartos são luxuosos e com vista para o mar e a serra. A cidade está recheada de monumentos, praças e ruas históricas; tem ainda jardins encantadores, vilas pitorescas, grutas vulcânicas impressionantes e uma charmosa orla costeira com praias naturais e vistas magníficas. É por isso que o lugar é um dos mais procurados quando o assunto é turismo naquelas paragens.

Os mais românticos podem optar pelas quintas, verdadeiros palácios rodeados de árvores centenárias e pequenos riachos entre jardins, tudo digno da mais alta nobreza europeia. Por estes lugares passaram Winston Churchill, os imperadores Franz e Sissi da Áustria, entre outros nobres. O luxo e a tradição, aliados às comodidades dos tempos atuais, levam o visitante a um mundo de sonhos e conforto.

Para aqueles que preferem descontração, o turismo rural é a melhor opção. Geralmente a hospedagem é em pequenos hotéis, tudo bem perto da natureza e dos inúmeros parreirais que originam o renomado Vinho Madeira.

Classificada pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial, “Laurissilva” é uma floresta que abriga espécies de plantas exóticas e remonta ao Período Terceiro. Está localizada próxima a cidade do Funchal e ocupa 2/3 da ilha. Reservar um tempo para explorar o lugar é fundamental.

O clima na ilha é classificado como agradável, a temperatura varia dos 22 aos 23 graus no verão, sendo que no inverno baixam até os 17 graus.

Em toda ilha existem inúmeros postos de turismo para auxiliar o visitante. A gastronomia madeirense é uma atração à parte. O destaque fica por conta do bife de atum com molho vilhão.

Gostou? Procure seu agente de viagens e faça já suas malas!

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas