18 de julho | 2016
Por que um prato colorido faz a diferença?
Mudança de hábito. Que tal colorir a sua salada verde de todos os dias? Fazer um mix de verduras e legumes resulta na combinação de nutrientes que farão a diferença na pele / GB Imagem
Fibras, magnésio, cálcio, vitamina C e fósforo são alguns dos poderosos aliados que encontramos nas verduras, frutas e legumes. A ingestão diária desses componentes garante a saúde e beleza do corpo / GB Imagem
Nunca é demais lembrar que o nosso corpo é feito do alimento que ingerimos. Precisamos de alimentos para viver; para viver bem, ter saúde, alguns fundamentos básicos devem ser respeitado na hora de escolher o que vai por no prato.
Por exemplo, uma dieta pobre em proteínas vai resultar em cabelos fracos e quebradiços e o mesmo acontecerá se ingerir muita gordura e pouca vitamina. Daí o ideal é equilibrar esses e outros nutrientes.
Reconhecidamente, o hábito brasileiro de consumir arroz e feijão é muito saudável sob o ponto de vista nutricional. Tendo essa base, agora só falta escolher bem os complementos que garantirão saúde do corpo e beleza que se reflete na aparência de um modo geral, especialmente na pele.
Cabe lembrar que a quantidade ingerida também é importante porque tudo aquilo que se ingere mais do que necessário ao funcionamento do organismo, transforma-se em gorduras – quilos extras.
Falando especificamente da pele, o maior órgão do nosso corpo, ela precisa de nutrição e cuidados adequados porque está exposta aos raios nocivos do sol, aos agentes poluentes e as agressões do frio e do calor, além de refletir tudo aquilo que comemos.
E novamente citando os alimentos, alguns são importantes especificamente para a pele.
Vamos conhecer alguns deles: Abacaxi, kiwi, abacate, melancia, melão e pêssego são frutas que tem muita água na sua composição e ajudam a manter a pele e o organismo hidratado. As frutas vermelhas como o morango, romã, mirtilo, framboesa e a amora são ricos em substâncias antioxidantes, sendo assim, protegem o corpo da ação dos radicais livres.
A couve é rica em fibras, magnésio, cálcio, fósforo e vitamina C, além de possuir bastante água na sua composição ajuda na desintoxicação do organismo. Viu porque o famoso suco que leva couve crua é tão popular?
Além do uso tópico de protetor solar, para a proteção da pele contra a radiação solar devemos acrescentar ao prato alimentos ricos em betacaroteno, como o mamão, a cenoura e também os ricos em licopeno, como o tomate. O tomate também é rico em água, potássio, fósforo e vitaminas A e C.
O espinafre é rico em vitaminas do complexo B e atua no equilíbrio hormonal e no controle da oleosidade da pele. Assim, é um bom aliado na guerra contra a acne.
A abobrinha tem bastante água na sua composição e vitamina B3, além de manter a pele hidratada auxilia a manutenção dos níveis de colesterol.
Principalmente para quem busca equilibrar o peso, os grãos e cereais integrais são ricos em fibras e vitaminas em sua composição é o caso da aveia, cevada e do arroz entre outros.
O chá de cavalinha é diurético, adstringente, anti-inflamatório. Rico em silício é excelente para a hidratação da pele, porém é importante consumir com moderação principalmente para quem faz uso de medicamentos para pressão arterial.
O ovo é rico em proteínas, vitaminas do complexo B e carotenoides e contém ainda aminoácidos que participam da produção do colágeno.
Aliar uma alimentação saudável rica em frutas, legumes, verduras, grãos e não se esquecer do consumo de água diariamente é fundamental para a manutenção da saúde do corpo e da pele.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!