23 de fevereiro | 2014
Palácio de Schönbrunn em Viena foi cenário da novela “Em Família”
Palácio de Schönbrunn. O nome significa "bela nascente", uma alusão a nascente de água que abasteceu várias gerações da realeza vienense / GB Imagem
Magnifico interior do Palácio de Schönbrunn, ricamente decorado. Uma verdadeira obra de arte para encantar qualquer visitante / GB Imagem
Quem assistiu a segunda semana da novela “Em Família” pode conferir as belezas do Palácio de Schönbrunn, em Viena. Algumas cenas da trama de Manoel Carlos foram filmadas nas lindas instalações do Palácio, no qual viveu a Imperatriz Sissi e seu marido o Imperador Francisco José I, entre outros monarcas austríacos, sendo que a saga da Imperatriz Sissi foi tema de filmes e documentários.
O Palácio de Schönbrunn em Viena foi classificado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade; em conjunto com os seus jardins e parques é tido como exemplo da síntese das artes.
A história do Brasil também tem suas ligações com Schönbrunn já que, até o ano de 1817, a arquiduquesa D. Leopoldina de Habsburgo viveu no castelo e depois se casou com o nosso Imperador D. Pedro I, tornando-se a primeira imperatriz do Brasil e importante figura política na declaração de independência.
Há algum tempo atrás, foi o cenário escolhido pelo músico Andre Rieu para um mega conserto ao ar livre, com a participação da "The Johnann Strauss Orchestra" e "The Platin Tenores", o qual se transformou num magnífico espetáculo registrado no DVD "André Rieu at Schönbrunn, Viena". Vale à pena conferir, não somente pela excelente música, mas também pelas cenas gravadas no castelo e seus anexos, incluindo a Gloriette, as ruínas romanas e os jardins franceses.
Mas, voltando ao início afinal o assunto é o nosso roteiro de viagem; para se entender a importância do Palácio de Schönbrunn é preciso debruçar-se sobre a sua história.Tudo começou em 1569 quando Maximiliano II, então imperador do Império Sacro Romano comprou Katterburg, onde atualmente está Schönbrunn e seus maravilhosos arredores. Nesta época, havia no local uma espécie de zoológico, que abrigava animais selvagens, e o imperador primou por sua manutenção e ainda criou um jardim com plantas raras e exóticas. Batizado de Schönbrunn, que significa "bela nascente", nascia assim o embrião do jardim que seria um dos mais cobiçados do mundo moderno. O nome é por causa de uma nascente que abasteceu de água várias gerações da realeza vienense.
Em 1696, Leopoldo I decidiu construir um novo palácio e três anos depois foram realizadas as primeiras festas inaugurais. O tempo foi passando e cada monarca que por ali passou foi deixando suas marcas. Uma das maiores foi a Imperatriz Maria Teresa da Áustria que reformou tudo em estilo Rococó.
No entanto, foi o Imperador Francisco José I quem mais se apegou ao local, passando ali a maior parte de sua vida. Ele foi o último governante influente da monarquia austríaca e morreu num dos quartos de Schönbrunn, em novembro de 1916. Dois anos depois, era fundada a República da Áustria que se tornou proprietária do local, que foi preservado como museu. Não pode deixar de ser lembrada a Imperatriz Sissi; casada com Francisco José, algumas alas do palácio foram reformadas de acordo com seu gosto pessoal. A imperatriz morreu assassinada em Genebra no ano de 1898.
Atualmente, o Palácio de Schönbrunn é aberto à visitação. Em seus grandes jardins está localizado um labirinto público. Um bilhete único permite a entrada no labirinto e no conjunto de puzzles exteriores que incluem também a visita a várias fontes existentes ali.
Os Jardins Franceses são uma atração à parte; o conjunto todo compreende ruínas romanas e um magnífico laranjal, luxo reservado somente aos muito poderosos por isso considerado motivo de orgulho aos monarcas que habitaram o palácio.
Bem no alto do parque está a Gloriette, uma arquitetura em estilo Neoclássico de onde se tem uma vista maravilhosa do palácio e da cidade de Viena.
É bom lembrar que Viena não é apenas Schönbrunn; a cidade oferece aos visitantes um verdadeiro "banho de cultura", tudo regado à boa música e com uma gastronomia capaz de agradar a todos os paladares. Procure seu agente de viagens e programa uma excursão aos vários palácios da capital da Áustria.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!