14 de setembro | 2014

Os tesouros do Museu do Louvre

Compartilhe:

Museu do Louvre é o museu mais famoso do mundo. Destaque para a sua pirâmide de vidro, projetada pelo arquiteto chinês I. M. Pei / GB Imagem

Anualmente milhares de turistas de todo o mundo apreciam as obras de artes do Museu do Louvre. Um banho de cultura que ficará por muito tempo na mente de quemvisita o local / GB Imagem

 

 

Talvez o Museu do Louvre (Musée du Louvre, em francês), seja o museu mais visitado e comemtado do mundo. Localizado no centro de Paris (capital da França), o edifício é um antigo palácio real, entre o Rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro do Louvre, encontra-se na famosa Avenida Champs-Élysées.

O Louvre era a sede do governo monárquico francês desde a época medieval, tendo sido abandonado por Luís XIV em favor do Palácio de Versalhes. Parte do palácio real do Louvre foi aberta primeiramente ao público como um museu em 8 de novembro de 1793, durante a Revolução Francesa.

As obras mais procuradas por turistas do mundo todo e que se encontram no Louvre são a “Mona Lisa”, a “Vitória de Samotrácia” e a “Venus de Milo”. No museu também pode se encontrar enormes coleções de artefatos do Egito Antigo e obras de artistas clássicos da Europa, tais como: Ticiano, Rembrandt, Goya e Renoir, em uma das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas.

Só a coleção do Barão Edmond de Rothschild (1845-1934), doada ao Louvre em 1935, preenche uma sala de exposição, contendo mais de 40.000 gravuras, cerca de 3.000 desenhos e 500 livros ilustrados.

Além da arte, o Louvre tem várias exposições sobre arqueologia, história e arquitetura e uma grande coleção de móveis, que entre as peças mais espetaculares estava o Bureau du Roi, do Século XVIII, agora exposto no Palácio de Versalhes.

A mais recente e significativa modificação no Louvre foi o projeto "Grand Louvre", motivado pelo presidente François Mitterand que permitiu abrir a ala norte do edifício, onde estavam gabinetes governamentais, e cobriu alguns pátios internos. O elemento mais espetacular é a pirâmide de vidro desenhada pelo arquiteto chinês I. M. Pei no centro do palácio e por onde se faz agora o acesso principal. O museu reorganizado reabriu em 1989.

Com certeza, a obra mais procurada por turistas que visitam o Louvre é a “Mona Lisa” (também conhecida como “La Gioconda” ou, em francês, “La Joconde”). O quadro é a mais notável e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci. A pintura apresenta uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito, que deixa ver ligeiramente os dentes, é muito sedutor, mesmo que um pouco tímido. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da Arte, senão o quadro mais famoso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. Da Vinci começou o retrato em 1503 e terminou-o três ou quatro anos mais tarde.

A “Vitória de Samotrácia” também é bastante admirada pelos visitantes do Louvre. Trata-se de uma escultura que representa a deusa Atena Niké, cujos pedaços foram descobertos em 1863, na Ilha de Samotrácia, no Mar Egeu. A obra está em lugar de destaque em uma das escadarias do Museu.

Indo ao Museu do Louvre não deixe também de apreciar a pintura ”Navio dos Loucos”, obra de Hieronymus Bosch, que nos leva um mundo tanto real como surreal. Esta pintura critica os costumes da sociedade da época em que foi pintada, de forma alegórica: a devassidão e a profanidade presentes em todos os grupos sociais (incluindo o Clero, como se pode ver, em primeiro plano na pintura), o jogo e o álcool. Os protagonistas da obra são uma freira e um frade franciscanos que se encontram tão distraídos, tentando fincar os dentes num pedaço de comida pendurado por um fio, que nem reparam que um ladrão lhes vai roubar o pouco que lhes resta sobre a mesa. Não deixe de reparar também na caveira, que se encontra no meio da árvore, que provavelmente representa a morte.

Outra obra famosa exposta no Louvre é a “Vênus de Milo”, uma estátua que representa Afrodite, a deusa grega do amor. Feita totalmente em mármore a escultura mede 203 centímetros de altura e data de 130 A.C.

E finalizando sua visita ao Museu do Louvre não deixe de dar uma espiadinha na “Dama de Auxerre”, uma pequena estátua de 65 centímetros, que foi encontrada no depósito do Museu de Auxerre em 1907 e é mais perfeito exemplo do estilo dedálico que caracterizou a escultura grega no Século VII.

Além do mais, o Museu do Louvre está localizado em Paris, a cidade turística mais visitada o mundo, onde se respira arte e cultura em uma paisagem de sonhos, muito sonhos. Vale à pena juntar uma graninha e conhecer um pouco do Velho Mundo. Consulte já seu agente de viagens e se prepare para umas férias inesquecíveis!

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas