20 de junho | 2023

DICAS! Uma xícara vale quantas colheres?

Compartilhe:

Dicas de como se devem servir as bebidas:

– Limpe cuidadosamente o gargalo das garrafas com um pano úmido, porém deixe para abri-las à mesa (exceto vinho tinto).

– O vinho tinto deve ser servido em jarras e numa temperatura suave. É o que se chama decantar o vinho: passar de uma garrafa para outra, a fim de expô-lo.

– Vinho branco deve ser servido na própria garrafa, levemente gelado. Acompanha: frutos do mar, aves e massas e, hoje, é grandemente usado para aperitivos.

– Os vinhos doces e ou licores nunca devem ser gelados. Em uma refeição os licores são servidos depois do café.

– Segure sempre a garrafa pelo gargalo ao derramar-lhe o conteúdo nos copos e, nunca, pelo seu bojo.

– Nunca encha um copo até a boca. Copos de vinho tinto devem ser servidos até 2/3 e de vinho branco, apenas até a metade. Os refrigerantes e água também devem ser servidos até ¾ do copo. A única bebida que permite copo cheio é a cerveja.

 

Fonte de energia

O figo é uma fruta altamente energética porque é rica em açúcar. Possui ainda o potássio, cálcio e fósforo que contribuem para a formação dos ossos, dentes, transmissão normal dos impulsos nervosos e evitam a fadiga mental. Em boas condições, pode-se conservar o figo por até uma semana na geladeira. Seu período de safra vai de janeiro a abril. Sugestão de torta: 3 ovos; 3/4 xícara (chá) de açúcar; 2 colheres (sopa) farinha de trigo; 1 xícara (chá) de leite; 1 colher (sopa) de margarina; 1/2 quilo de figos não muito maduros. Misture 2 ovos com o açúcar e a farinha até obter uma massa lisa. Junte o leite frio e leve ao fogo baixo sem parar de mexer. Retire do fogo, junte a margarina e um ovo batido ligeiramente. Misture bem. Estenda a massa numa forma de torta untada e polvilhada com farinha. Arrume por cima os figos cortados ao meio e polvilhados com açúcar. Leve ao forno quente até assar. Sirva morna ou gelada.

 

Uma xícara vale quantas colheres?

Em uma xícara (chá) cabem 16 colheres (sopa); meia xícara (chá), 8 colheres (sopa). Já em 1 colher (sopa) é o mesmo que 3 colheres (chá); 1 colher (chá) equivale a terça parte de uma colher (sopa). E ainda, 4 xícaras (chá) mais 2 colheres (sopa) mais 2 colheres (chá) fazem 1 litro.

 

Variar é bom

Experimente adicionar alguns pedacinhos de goiabada ao prato de canjica já pronto. Ou então, colocar salada de fruta no fundo de um recipiente e cobrir com sorvete de sua preferência. Coloque no congelador por uma hora e sirva a seguir. Fica melhor se você usar recipientes individuais.

 

Fica crocante

Para deixar o pastel mais crocante e macio, adicione à massa um cálice de aguardente.

 

Fica leve

Adicione à massa de pizza uma batata cozida. Vai ficar muito mais leve.

 

Passe na farinha

Antes de fritar a polenta, experimente passar os pedaços na farinha de trigo. A polenta frita ficará macia e com crosta crocante.

 

Improvise

A polenta ficou muito mole e não tem mais fubá para engrossar. Improvisar é a solução. Dissolva um pouco de maizena na água e adicione a polenta deixando ferver mais um pouco para cozinhar bem.

 

Unte a faca

Para cortar uma torta coberta com suspiro, use uma faca untada. Assim, o suspiro não esfarela e as fatias da torta ficam com melhor aparência.

 

Tempere a água

Além do sal, acrescente também um raminho de salsa na água na qual cozinhará o macarrão. Assim, a macarronada ficará mais saborosa.

 

Panquecas saborosas

As panquecas ficarão muito melhores se adicionar um pedaço de queijo quando bater a massa no liquidificador, e também se for acrescentado um pouco de manteiga derretida à massa, desse modo não precisa untar a frigideira cada vez que colocar a massa para fritar.

 

Adubo

Casca de ovo vira adubo. Seque-as bem e bata no liquidificador: serva para afiar as lâminas e, sendo rico em cálcio, o pó obtido é ótimo adubo para as plantas.

 

Sobrou queijo

Aproveitas essas sobras. Experimente cortar o queijo endurecido, que pode ser do tipo provolone, ementhal, gouda ou cheddar, em cubos de 2 centímetros. Passe-os na farinha de trigo, no ovo batido na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente até que fiquem douradinhos. Escorra em papel absorvente. Mantenha aquecido até a hora de servir.

 

Como usar cada tipo de tempero

Flores, talos e folhas devem ser acrescentados aos pratos ao final do cozimento para que não percam o gosto. As ervas secas podem ser colocadas cinco a dez minutos antes de finalizar o prato para que absorvam os líquidos e liberem suas propriedades. As sementes e raízes, colocar desde o início do preparo para que cozinhem bem.

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas