19 de junho | 2023
Destinos imperdíveis para viajar ainda em 2023
Parte 2/2
Nesta edição continuamos a indicar os melhores destinos para sua viagem de férias ainda em 2023 e nossa primeira parada é Kota Kinabalu, na Malásia. Mais conhecida localmente como “KK”, a movimentada capital de Sabá, na parte malaia da ilha de Bornéu, é uma joia escondida cercada por exuberantes florestas tropicais e belas praias. Esse destino fora do comum é ideal para conhecer culturas diferentes da nossa, já que permite uma imersão completa em sua atmosfera inigualável.
Durante o dia, é possível visitar o Kota Kinabalu Handicraft Market e conferir belas pérolas, tecidos coloridos e requintadas peças de madeira entalhada, tudo feito por artesãos regionais. Esse mercado de artesanato está repleto de arte para viajantes que desejam incorporar acessórios locais ao seu estilo.
O restaurante Floating Seafood Market é imperdível e serve excelentes camarões e caranguejos na manteiga. Enquanto saboreiam essas delícias, os visitantes podem assistir a apresentações culturais no palco que mostram a crescente cena artística e musical da região.
Os ecossistemas ao redor de Kota Kinabalu abrigam uma vida selvagem única. É possível observar toda essa diversidade em seu ambiente natural em um safári ecológico noturno de barco.
A cidade grega de Kalabaka é um local deslumbrante que abriga o complexo de Meteora, uma formação rochosa e lar de vários mosteiros ortodoxos orientais. Com cerca de 400 metros de altura, esse patrimônio mundial da UNESCO remonta ao Século XIII e foi construído por monges que buscavam o isolamento.
Hoje, esses mosteiros parecem suspensos no ar, com um belo cenário de colinas esmeralda ao fundo. Para pessoas que querem viajar e ter experiências culturais completamente diferentes, esse destino místico oferece vistas inacreditáveis que podem ser exploradas a pé. Ou então, também é possível ir além, em um passeio por Meteora ao entardecer.
Nele, os participantes têm a chance de conhecer as cavernas eremitas de Badovas de mil anos, os belos afrescos nos mosteiros e ainda podem apreciar um incrível pôr do sol no vale ao final. Amantes da gastronomia também não vão se desapontar, já que o destino conta com um mercado movimentado toda sexta-feira, além de restaurantes que servem almôndegas deliciosas, moussaka e cozidos maravilhosos. O Museu de História Natural da cidade organiza, inclusive, passeios incríveis de caça a trufas, seguidos por deliciosas massas feitas com trufas frescas – o que é perfeito para quem gosta de comer iguarias locais enquanto viaja.
Com sua herança multicultural incomparável e tribos nativas americanas, a singularidade de Santa Fé, nos Estados Unidos, faz jus ao seu apelido, “The City Different”. Os indígenas deixaram uma marca impressionante na cidade, com suas ricas tradições artísticas e estruturas em estilo adobe. Toda essa cultura e criações podem ser observadas pelos viajantes no Museum of Contemporary Native Arts.
Outra opção é visitar uma das 19 comunidades indígenas que recebem visitantes em certos dias da semana. Santa Fé é a capital estadual mais alta do país e fica no sopé da cordilheira Sangre de Cristo. Assim sendo, é uma base fantástica para caminhadas, passeios de bicicleta e esqui. Para uma dose extra de adrenalina nas alturas, os viajantes podem se aventurar nas montanhas com atividades como escalada, parapente ou rafting. Na cidade, os visitantes podem satisfazer todos os seus sentidos com os muitos food trucks mexicanos, casas noturnas agitadas e feiras ao ar livre supercoloridas.
A cidade histórica de Olomouc é uma alternativa fantástica à famosa capital Praga, da República Tcheca, além de ser um dos segredos mais bem guardados da Europa. A cidade remonta à época romana e tem de tudo: arquitetura requintada, patrimônio religioso e rica gastronomia. Provar o famoso queijo Olomoucké tvarůžky é uma experiência obrigatória. O bem preservado centro histórico é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Além disso, a Coluna da Santíssima Trindade, com seus quase 35 metros de altura, é uma das maravilhas barrocas da Europa Central e se destaca na praça principal. É possível apreciar tanto a coluna como a bela paisagem vizinha das Montanhas Jeseniky da Torre da Prefeitura, que fica nas proximidades. Olomouc é uma cidade universitária, e os visitantes podem aproveitar esse ambiente em um dos muitos cafés de livrarias. Ou então, é possível curtir a agitada vida noturna estudantil nos animados pubs e microcervejarias.
Existem poucos destinos onde os viajantes podem escalar uma montanha, ir à praia e visitar uma galeria de arte de renome em apenas um dia, mas Hobart é um deles. A capital da Tasmânia é a cidade mais ao sul da Austrália, o que significa que o clima é fantástico durante todo o ano.
Com o Mount Wellington ao redor e com as águas do Rio Derwent, o destino é ideal para aventureiros que querem conhecer a região de caiaque, rapel ou até surfe. Para quem quiser ter uma visão panorâmica, a dica é se inscrever para uma aula de voo sob a orientação de um instrutor qualificado.
Os visitantes que desejarem ficar mais perto do solo podem apreciar obras de arte de renome mundial no Museum of Old and New Art (MONA), que colocou essa pequena cidade portuária no mapa cultural internacional. Com suas balsas, barcos de pesca e píer flutuante, o charme natural de Hobart é inegável. Curta a “vibe” da comunidade nos fins de semana no Salamanca Market, onde são vendidos produtos caseiros, incluindo uísque e geleias. Mais uma opção é ir ao festival “Taste of Tasmania”, realizado todos os anos na cidade.
Gostou das dicas? Planeje sua viagem examinando o roteiro nos mínimos detalhes. Procure seu agente de viagens e tenha ótimas férias!
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!