27 de janeiro | 2022

Cuidando-se bem na Melhor Idade

Compartilhe:

 

Os cabelos brancos têm seu charme e também são elegantes. Basta ter cuidados específicos com eles porque precisam de atenção especial por terem propriedades diferentes dos fios que ainda possuem a cor natural / GB Imagem

Viver bem a Melhor Idade é uma escolha. É preciso ter consciência de que o envelhecimento é um processo natural, mas pode se fazer uso da cosmética e dos procedimentos estéticos e melhorar muito os seus efeitos. Além dos cuidados com o corpo e a saúde, é preciso cuidar também da saúde mental / GB Imagem

O envelhecimento é um processo natural que ocorre com todas as pessoas e vem acompanhado de uma série de mudanças no corpo e na mente. Como já diz a palavra “natural”, não tem como fugir dele. A melhor maneira de encarar o envelhecimento seria as pessoas tomarem consciência que é inevitável, viverem cada fase da vida da melhor forma que puderem e – por que não – fazer uso da cosmética, retardar os seus efeitos e, principalmente, cuidar muito bem de sua mente e de sua alma. E assim viver muito bem a fase da Melhor Idade.

Uma grande armadilha é não assumir a idade, não assumir que estão ocorrendo mudanças no corpo porque daí fica difícil mesmo ser feliz.

Use e abuse da cosmética e dos procedimentos estéticos, mas mantenha o seu bom senso. Assuma a sua Melhor Idade e as mudanças que ela fará na sua vida.

Uma das mudanças que ocorre é nos cabelos e na pele. Os cabelos perdem a coloração e a pele do rosto e do corpo tende a ficar mais ressecada.

Os fios brancos aparecem geralmente entre 35 e 45 anos de idade em homens e mulheres, mas podem dar sinais até mesmo aos 20 dependendo da predisposição genética de cada pessoa; os fios brancos são causados pela queda da produção de melanina que ocorre naturalmente quando envelhecemos devido a um processo chamado de apoptose, ou seja, a morte dos melanócitos, células produtoras de melanina. Além disso, fatores como estresse, deficiências hormonais e nutricionais também podem contribuir para o surgimento precoce dos fios brancos.
Logo, o aparecimento dos fios brancos é inevitável. Por isso, quando surgem, a melhor estratégia não é combatê-los e sim entender como tratá-los para que se mantenham saudáveis e bonitos, já que estes têm propriedades diferentes dos cabelos que ainda possuem cor.

Por isso, se você decidir assumir seus brancos, o primeiro passo é esperar. Isso porque não existem maneiras de tornar seu cabelo completamente grisalho do dia para a noite. Mas, se você quer acelerar o processo, uma boa dica é apostar em um corte curto, o que evita o incômodo do contraste na cor e textura entre a raiz e as pontas enquanto os fios brancos estão crescendo. Entretanto, para quem quer manter as madeixas longas, a alternativa é visitar um cabeleireiro para ir ajustando o tom dos fios gradualmente até que os cabelos brancos se tornem maioria em sua cabeça.
Além disso, é importante você alterar um pouco a sua rotina de beleza para cuidar dos fios brancos, adicionando, por exemplo, o uso de shampoos e condicionadores violetas, que vão ajudar a manter seus cabelos brilhantes e a evitar o amarelamento causado pelo sol. O ideal é usar o “xampu roxinho” uma vez por semana. Para amenizar o ressecamento e a quebra, o ideal é realizar uma reconstrução capilar através de hidratações semanais com máscaras concentradas. Já para proteção contra os raios UV é necessário o uso de produtos capilares com FPS, além de chapéus com proteção UV, óleos e brumas.
Mas, se os fios brancos começaram a aparecer e você ainda não quer assumi-los não é necessário mudar sua rotina de beleza com os cabelos. Já com relação a coloração para cobrir os grisalhos, o ideal é que seja feita quando seu cabelo está cerca de 30% branco. Depois, se decidir por cobrir os brancos, é fundamental escolher o tipo correto de tinta. Se seus cabelos já estão predominantemente brancos, a coloração permanente é a ideal. Já se você conta com uma quantidade menor de fios grisalhos, a coloração semipermanente já é o suficiente. Mas, é importante ressaltar que ambas as opções têm os seus problemas. Enquanto a tinta permanente irá deixar uma linha mais distinta quando seus cabelos estiverem crescendo, a tinta semipermanente vai sair aos poucos quando seus cabelos forem lavados e logo não vai mais cobrir os brancos tão bem. Outra alternativa então é fazer uma balayage, o que vai camuflar os fios brancos e fazer com que pareçam luzes, tornando o visual do cabelo mais natural. Por fim, é importante lembrar que assumir os cabelos brancos ou não é uma escolha sua. Apenas saiba que você tem opções, afinal, ao contrário do que pensam, é possível sim que os fios brancos cresçam saudáveis, bonitos e com aparência chique.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas