18 de fevereiro | 2019

Aprenda a cozinhar a alcachofra

Compartilhe:

Cozinhando a alcachofra

Na hora da compra, escolha as alcachofras que estiverem mais pesadas, firmes e de cor uniforme.

Guarde-as na geladeira, acondicionadas em sacos plásticos, ou recipiente fechado, para não ressecarem.

Na hora de cozinhar, o primeiro passo é cortar o cabo rente à base e retirar as folhas externas que, geralmente, são muito duras. Com uma faca bem afiada, corte a ponta da alcachofra.

Coloque água numa panela, suficiente para cobrir o legume, e cozinhe durante aproximadamente 30 minutos. Depois de cozida, retire o miolo, ou seja, a parte polpuda das folhas.

Com o auxílio de uma colher, retire a parte fibrosa do interior da alcachofra; é ali que será colocado o recheio ou o molho.

É sempre bom colocar algumas rodelas de limão na água do cozimento, assim nem o alimento e nem a panela escurecerão.

Normalmente, a alcachofra é servida como entrada, uma para cada convidado em pratos individuais. As folhas são destacadas uma a uma, com as mãos, e mergulhadas no molho. A parte polpuda da folha é puxada com os dentes e o restante é desprezado. Por isso, é preciso que tenham às mesas pratinhos para que os convidados depositem as folhas destacadas.

Os convidados agradecerão se forem oferecidas lavandas em pequenos recipientes com rodelas de limão para lavarem as mãos.

Sugestão de molho: 2 colheres (chá) de cebolinha verde picada; 1 xícara (chá) de camarão miúdo limpo; 1 xícara (chá) de maionese; 1 colher (chá) de suco de limão; salsinha picada; gotas de molho de pimenta, pimenta-do-reino e sal a gosto. Cozinhe o camarão por apenas 2 minutos e pique. Misture todos os ingredientes numa vasilha e tempere a gosto. Leve a geladeira por uma hora antes de servir. Acompanha aproximadamente 4 alcachofras.

 

Bolo fofinho

Para deixar um bolo bem fofinho, basta colocar sal na receita diretamente sobre as gemas na hora do preparo.

 

Frutas sempre frescas

As frutas, quando colocadas na geladeira devem ir para a gaveta própria, e se conservam frescas por mais tempo se junto a elas for colocada uma esponja úmida. 

 

Passando roupas

Para diminuir o tempo que se gasta para passar uma peça de roupa, basta colocar uma folha de alumínio embaixo do forro da tábua de passar. O tempo fica reduzido à metade.

 

Limpando peças em metal dourado

Mergulhe a peça em água fria com vinagre. Deixe de molho por um dia e depois esfregue com esponja grossa ou esponja de aço, levemente para não arranhar. Fica muito fácil limpar. 

 

Panos de pratos branquinhos

Para deixar o pano de prato bem branquinho, basta fervê-lo em uma panela com um pouco de detergente de cozinha. Não retire da panela até que a água esfrie. Depois é só lavar normalmente.

 

Forro para vasos

Não jogue fora os vasinhos de cerâmica velhos. Quebrados em pedacinhos, eles servem para forrar o fundo de vasos novos. Você também pode usar telhas e tijolos que quebraram durante uma construção.

 

Plantas doentes

Jamais deixe uma planta doente entre plantas sadias, pois ela vai contaminar as que estão em volta.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas