02 de janeiro | 2017
A importância de uma noite bem dormida
A escolha do travesseiro adequado é fundamental. Vale lembrar que periodicamente devem ser substituídos. No mercado existe uma infinidade deles, basta escolher o mais adequado. Importante também é que a fronha seja confeccionada em tecido macio e confortável ao tato / GB Imagem
Uma noite bem dormida faz bem à saúde, inclusive para a beleza da pele. Durante o sono, o organismo libera o chamado hormônio do crescimento, responsável pela renovação celular / GB Imagem
Pode parecer brincadeira, mas é a pura verdade. Dormir faz um bem enorme à cútis porque o sono ativa hormônio responsável pela sensação de prazer e disposição. Estudos já comprovaram que pessoas mais descansadas têm aparência mais atraente, o que significa que o tal “sono de beleza” funciona mesmo. Essa descoberta é muito importante para a atual “sociedade 24 horas”, em que estão cada vez mais comuns as pessoas que sofrem com distúrbios do sono.
As noites mal dormidas podem trazer consequências prejudiciais à saúde como cansaço durante o dia, sonolência e até a redução da memória. Quem dorme menos que o necessário, geralmente, é também mais agitado e pode apresentar sintomas de depressão. Na falta de repouso adequado, o corpo produz hormônios associados ao estresse. Isso altera funções e provoca vasoconstrição, ou seja, palidez e cansaço. Dormir menos do que precisamos deixa a pele sem brilho e com aumento dos vincos. As olheiras acentuam tudo isto fazendo com que a aparência fique muito abatida.
Segundo especialistas neste assunto, o principal responsável por isto é a redução da liberação do Hormônio do Crescimento (GH) que ocorre principalmente nas fases mais profundas do sono. Nos adultos, ele é fundamental para a troca e regeneração celulares. O sono reequilibra o organismo produzindo, além do Hormônio do Crescimento, a serotonina, o hormônio responsável pela sensação de prazer, além de impedir a acumulação de cortizol, que melhora o humor e a boa disposição. Da mesma forma, o sono aumenta a sensibilidade à leptina, hormônio responsável por informar ao organismo a ausência da fome, por isso qualquer dieta precisa também incluir pelo menos 8 horas de sono.
Efeitos de um sono de má qualidade na aparência: o hormônio do crescimento, que é liberado principalmente durante o sono, evita flacidez e promove a renovação dos músculos; a privação do sono engorda, pois deixa o metabolismo lento e promove menor gasto de energia, que resulta na formação de gorduras localizadas; redução de energia deixa o cabelo fraco e sem nutrientes; rosto inchado faz com que os vasos sanguíneos se congestionem e dificultem a oxigenação, causando as olheiras; olhos secos e irritados provocam ardência e vermelhidão.
Para que sua aparência e saúde não sejam afetadas, faça o possível para ter uma noite de sono de, pelo menos, 7 a 8 horas. Medidas simples, como atenção ao uso do travesseiro e postura podem auxiliar para uma boa saúde do sono, assim como um ambiente fresco e travesseiros bem conservados, livres dos ácaros e bactérias.
É comum as pessoas levantarem da cama com olheiras profundas, dor de cabeça e aquela aparência péssima porque não conseguiu dormir, mesmo tendo ido cedo para cama. Se você se encaixa neste perfil, antes de recorrer aos remédios ou aos chamados “indutores do sono” que estão cada vez mais populares, tente alguns truques.
Antes de se deitar, faça uma atividade relaxante que descanse o corpo e a mente. Não existe receita fixa, você terá que achar o seu ritmo, mas pode ler um livro, ouvir música calma e até tomar um banho demorado.
Outra maneira de relaxar é fazer exercícios de alongamento. Eles aquecem a musculatura e evitam dores musculares. A escolha do travesseiro é importante. Já existe o travesseiro mais adequado para cada biótipo e que se enquadra nas preferências do consumidor, como os travesseiros de altura regulável. O travesseiro correto pode prevenir problemas de coluna (como os que oferecem maior suporte para a cabeça), podem evitar transpiração, (como os produzidos a partir da tecnologia Látex) e até mesmo acabar com a recorrência de crises alérgicas (com os produtos que possuem antiácaro). Prefira as marcas de qualidade comprovada.
Para manter a cabeça fresca, é necessário um ambiente fresco. Para isso, durma em locais bem ventilados, com roupas leves e com travesseiros que evitem a transpiração.
A hora de dormir é hora de desligar-se. Para que haja um descanso completo do corpo e da mente é preciso do silencio e concentração.
Já foi comprovado cientificamente que para uma noite de sono plena é necessário que o ambiente esteja escuro. A luz prejudica os ciclos biológicos e prejudica na produção hormonal, já que quando dormimos na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, dando uma sensação de cansaço pela manhã.
Fazer refeições antes de deitar, principalmente ingerir alimentos que promovem o aumento dos níveis de insulina (acionando assim o metabolismo), pode influenciar na má qualidade do sono. Quanto maior a refeição noturna, maior dificuldade de digestão e pior o sono.
O banho, além de tirar todas as impurezas do corpo acumuladas durante o dia, ajuda a refrescar e principalmente, relaxar.
Então, o assunto sono e dormir bem parecem que não tem nada a ver com a beleza, né? Mas não é bem assim. Dormir bem faz um bem enorme ao organismo e isso vai refletir-se na pele do rosto.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!