11 de janeiro | 2015

Tudo mudou, nada mudou?…

Compartilhe:

Rapidinhas

– Seu Nélson Barbosa (Planejamento) falou (sobre as regras de aumento (reajuste) do mínimo) o que não devia. Teve de recuar em nota à imprensa. D. Dilma não está para brincadeiras.

– Guilherme Levy tem prestígio internacional. Que d. presidenta não atrapalhe seu trabalho, devidamente reconhecido por toda a turma da Economia.

– Trinta e nove ministros, d. Dilma, é demais.

– O do Esportes (George Hilton) disse que não entende nada de esporte. O da Educação (Cid Gomes) nem educador é. É um salve-se quem puder. E o povo brasileiro que se dane. E o sr. Aldo Rebello foi para onde?

– Toda florida. A pre­sidenta foi pra Aratu (Base Naval, BA). Lá acabou de definir o ministério. Meio desengonçado, na verdade, mas…

Mais Notas

– Futura Estrela do governo reeleito: Aloizio Mer­ca­dante. Aguardem…

– O PT perdeu ministérios no governo. As pastas administradas pelo partido continuam com mais verbas que os outros ministérios, para comprar e investir.

– Dois mísseis contra o governo Dilma: o caso Petrobras e a economia. Vejamos o desempenho de Dilma e sua equipe econômica (inflação alta, PiB baixo…). Quanto ao caso Petrobras uma situação delicadíssima para o governo Rousseff: jogar para trás (leia-se governo Lula) as responsabilidades (ou irres­ponsabilidades) pelos des­man­dos na estatal.

– E o desemprego começa a botar a cara de fora…

– Cabeças ministeriais devem rolar. Mais cedo do que se pensava…

Certas Notas

– Um estranho no ninho. Joaquim Levy soa no ministério rousseffiano como uma nota fora (no bom tom) do compasso.

– Se Dilma adora uma valsa, Levy parece gostar (no campo musical) de um corta-jaca, um chorinho, talvez, ou um samba de breque, ou seja “preocupação de controle fiscal e de realismo tarifário”. Coisas que o governo de Dil­ma desconhecia… Ade­lante, Joaquim. Deixa o homem trabalhar. Com o seu orto­do­xismo e tudo o mais que ele sabe.

E as relações políticas entre Dilma e Lula como ficarão? Esse o ponto nevrálgico (o nó górdio) do segundo mandato da presidenta: “a atual gover­nante do país não tem saída: colocar ou colocar os problemas do caso Petrobras na conta (“costas”) de Luiz Inácio, ou de quem quer que tenha sido seu antecessor.

– Dizem que Lula vem com tudo daqui a 4 anos… Contra Alckmin? Contra Aécio? Contra Serra???

Qualquer Nota

– Miguel Rosseto (Secretaria Geral da Presidência) no lugar de Gilberto Carvalho. É um sonho que Dilma realiza. Deve estar feliz da vida.

– O Editorial da Folha, 28/12/2014, domingo, chama George Hílton (PRB) de “espantoso teólogo e apresentador”.

– O papa Francisco não deixa por menos. Disse que a Cúria deveria abandonar as “expressões funéreas”. Fran­­cisco se referia à sisudez do clero.

– E arremata (a mensagem de Natal cabe tanto aos pastores quanto ao rebanho): devemos sorrir mais e trabalhar menos, segundo o papa. Seria Sua Santidade apreciador do pensamento de di Masi?

– Países europeus que entraram em profunda crise econômica (a partir de 2008) continuam em crise. O dia a dia de gregos, espanhóis, irlandeses e portugueses anda difícil.

– Arrochos e cortes foram adotados por esses países como exigência para receberem ajuda financeira. Nas belas ruas de Madri e Atenas, o desemprego assume proporções alarmantes: acima de 20%. Lamentavelmente.

Cumpadres

Bom-dia, meus amigos. A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer? Bom-dia!

Cortina

Tudo mudou, tudo ficou tão igual. Que 2015 seja feito de paz, tolerância. E todos seremos menos sisudos, mais alegres e felizes.

Cortina 2

“Charlie Hebdo”

Após o atentado terrorista, encapuzados, assassinos desaparecem dentro de um Citröen preto. Tinham vingado o profeta Maomé: 12 pessoas estavam mortas e 11 ficaram feridas, na verdade, em nome da intolerância e da barbárie. Entre os mortos, uma lenda do cartunismo, Georges Wolinsky, executado aos 80 anos.

Ivo de Souza é professor universitário, poeta, co­lu­nista, pintor e membro da Real Academia de Letras de Porto Alegre.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas