01 de dezembro | 2014

A cor de nossa pele

Compartilhe:

Rapidinhas

– Estudo, estudo e mais estudo. Informação e conhecimento. Você pode chegar a ministro do STF. Ainda que você tenha um pouco de melanina a mais (?) na pele.

– Patrícia Poeta sumiu da bancada do “Jornal Nacional”…

– D. Dilma Rousseff que fique “fazendo cera”. Nem ata nem desata. Já deveria ter escolhido o dono da pasta da Fazenda. Começou mal, ou melhor, recomeçou mal.

– Como é que um governo “permite” (se é que permitiu) que a sua maior empresa chegasse ao ponto em que chegou a Petrobras. No fundo do poço. Vergonha nacional.

– Ao elogiar o currículo do sr. Joaquim Barbosa, Roberto D’Ávila não contava com a resposta do ex-ministro, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF): Eles não olham o meu currículo. Só olham a cor da pele…

– O negro, no Brasil, precisa deixar de ser tutelado. Sem paternalismos baratos, como se realmente fosse o ser inferior que muitos julgam que é. Que tenham as mesmas oportunidades que têm os brancos. Somos todos iguais.

Outras Notas

– Seu Francisco, 69 anos, é um dos vestibulandos da Fuvest, amanhã. Um bom exemplo a ser seguido. Queremos vê-los na faculdade no ano que vem. Em frente, seu Chico.

– Seu Lula e d. Dilma sente arrepios ao ouvir a expressão “Lava a Jato”.

– Não que eles tenham algum envolvimento com o caso Petrobras, mas a roubalheira foi tão grande que pode comprometer o governo federal.

– O Rombo é de bilhões de reais. Coisa de envergonhar qualquer governo, principalmente os que geriam a estatal.

– Mais do mesmo. A senhora Kátia Abreu vem aí como ministra. Assim não dá, a senhoras e senhores.

– O pro­jeto que altera a meta fiscal de 2014 ainda vai dar muito o que falar. (leia-se bate-boca). O projeto oportunista (combatido pela mídia) não deve passar no Congresso.

– Vêm aumentos por ai e mais impostos. É o chamado pacote de maldades (o 1º deles no governo reeleito).

Certas Notas

– Quem foi rei nunca perde a majestade. Paul Mac Cartney arrastou fãs do Brasil inteiro para os suas apresentações. Sucesso total.

– O convite veio da EMEb Dona Luíza Seno. Era dia de poesia na escola. Parabéns à direção, aos professores e aos alunos da Dona Luíza. Obrigado pela singela homenagem que me prestaram foi uma manha linda. Um abraço as minhas ex-alunas (Neia, Cristina e Ana Paula), professoras da escola.

– Convite veio com palavras de Cora Coralina. Belas.

– Fé! Lideranças empresariais se reuniram para ouvir o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo.

– Dom Odilo falou sobre “A força da fé para mobilizar pelas grandes causas do país”.

– O cardeal disse que não se pode confiar na mão invisível do mercado, citando diretrizes do papa Francisco.

– Só reza! Inatividade econômica (2014), crise duradoura na indústria, pibinho bem pequenininho! Só mesmo rezando. D. Odilo fez a sua parte.

– Socorro! É o que devem estar pedindo o sr. Fernando Haddad e o sr. Geraldo Alck­min. Não conseguem acabar com a Cracolândia, que voltou a crescer.

– Seu prefeito diz que faltam policiais para inibir a ação de usuários em nova “fa­velinha” que nasce da noite para o dia, como se brotasse do chão, na área, que fica ao lado da sede de projeto e de ônibus da Guarda Civil. A sede do projeto tem câmeras “de segurança”. Mas…

– Apesar de programas do governo municipal e do governo estadual (Braços Abertos e Recomeço), houve aumento do fluxo de dependentes químicos, que agora se aglomeram (são quase 50 barracas) na esquina da al. Cleveland com a rua Helvétia. Lamentavelmente.

– O novo ministro da Fazend a, sr. Joaquim Levy, vem com uma política oposta à adotada pela equipe do ex-ministro Guido manteiga. Em tempo: A escolha de Levy foi técnica e não política. O homem é conhecido (e respeitado) no meio econômico pela sua competência.

– Nelson Barbosa vai para a pasta do Planejamento. Alexandre Tombini continua no Banco Central. É também um técnico.

– O financial Times considerou a principal mudança já realizada no governo Dilma.

– O PT queria Barbosa no Lugar de Levy, Mas a presidenta bancou o nome de Levy.

Cumpadres

Bom-dia, meus caríssimos leitores.

Cortina

O PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 0,1% no terceiro trimestre. Pano rapidinho!!!

Ivo de Souza é professor universitário, poeta, co­lu­nista, pintor e membro da Real Academia de Letras de Porto Alegre.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas