29 de outubro | 2024
Tudo Faz Sentido: Conectando os Pontos entre Arte, Ciência e Inovação
Super Marsh & Mallow
Mestre na arte de entreter crianças e adolescentes, o criador e roteirista-chefe das séries “Bugados”, “Diário de Luli” e indicado ao Emmy Internacional Kids em 2021, André Catarinacho desembarca no universo da Literatura com seu livro de estreia: “Super Marsh & Mallow”, lançamento da Editora Melhoramentos. O livro narra as aventuras de dois super-heróis divertidos que lutam contra o bullyng para provar que masrshmallows são molengas, sim, mas que podem muito bem se tornarem os super-heróis mais incríveis da Ilha dos Doces! O livro, ou melhor, o livrogame, ainda contou com o prestígio do escritor Pedro Bandeira, que escreveu o texto de orelha para a obra. Muito mais que só entretenimento, “Super Marsh & Mallow” tem por missão mostrar que os games podem mudar a vida de uma criança de forma positiva. Fruto de muito estudo e dedicação por parte de André – aliada à mente criativa e inventiva que o acompanha desde a infância –, o já reconhecido criador usa de seu talento na escrita para criar uma obra que se passa ao mesmo tempo dentro do videogame, em uma aventura nonsense cheia de humor; e fora dele, onde Cecília, uma garota de doze anos, vive uma história leve e tocante sobre amizade e a importância da empatia em dias atuais. “Super Marsh & Mallow” traz o leitor para dentro da história, e faz com que ele se sinta um verdadeiro jogador, mas que em vez de usar um controle, o leitor usa a imaginação para trilhar uma aventura cheia de desafios, vilões de congelar a espinha, fases dificílimas, batalhas épicas, piadas e surpresas com o passar das fases (ou capítulos). O livro tem 216 páginas.
Tudo Faz Sentido: Conectando os Pontos entre Arte, Ciência e Inovação
Ter habilidades diversas, como raciocínio lógico, apreço pela arte e competências interpessoais, pode parecer uma combinação incomum, mas é justamente essa união que gera os resultados mais inovadores. No cenário atual, os profissionais mais valorizados são aqueles que conseguem integrar o pensamento técnico com a criatividade. João Silveira, pesquisador brasileiro radicado na França, exemplifica essa interseção em seu livro “Tudo Faz Sentido: Conectando os Pontos entre Arte, Ciência e Inovação”, publicado pela Editora Labrador. A obra oferece uma análise profunda sobre como a conexão entre diferentes áreas do conhecimento pode impulsionar a inovação e criar soluções para os desafios modernos. Silveira é um exemplo do que podemos chamar de “polímata”, aquele que domina diversas áreas do conhecimento, sem se restringir a um único campo. Geralmente, inventores, criativos e cientistas são polímatas, mas cada vez mais vemos pessoas de diferentes áreas abraçando esse perfil transdisciplinar. João é pesquisador e doutor em Educação, e atua no IFPEN, centro de referência em pesquisas energéticas situado em Paris, mas também foi farmacêutico, empreendedor e bailarino profissional. Sua trajetória profissional pouco convencional demonstra como múltiplas habilidades, quando integradas, tornam-se um grande diferencial. No livro, o autor não foca em sua biografia, mas explora eventos históricos e atuais que revelam como a fusão entre arte e ciência impulsiona a inovação e oferece soluções criativas para os desafios contemporâneos. O livro tem 128 páginas.
Mundo Fraturado
Após a Segunda Guerra Mundial, nações de todos os cantos experimentaram um período de relativa paz e colheram, em maior ou menor grau, os frutos da expansão do livre comércio, do aumento da mobilidade do capital, da difusão da democracia e da promoção dos direitos humanos. Nos anos recentes, porém, essa conjuntura tem se transformado de forma abrupta. Para contextualizar o porquê dessa mudança e vislumbrar o que nos aguarda no futuro, o especialista em Relações Internacionais e diplomata Diogo Ramos Coelho lança o livro “Mundo Fraturado”, pela Matrix Editora. A obra destaca como a ascensão de líderes autocratas e populistas, o crescimento de movimentos nacionalistas e o legado do Brexit alteraram a percepção geral de normalidade. Os efeitos colaterais de conflitos armados como o da Rússia x Ucrânia, as disputas no Oriente Médio e a rivalidade entre Estados Unidos e China também são temas aprofundados no título. Se há décadas somos ensinados que os EUA representam a maior potência do mundo e que blocos econômicos como a União Europeia são inabaláveis, hoje afirmações como essas quase não se sustentam. Por isso, é imprescindível entender as novas configurações mundiais que mexem com as antigas certezas. É nesse sentido que o autor desenvolve suas análises ao longo das páginas. Com atuação no Ministério das Relações Exteriores, Coelho trabalhou nas divisões de Mudança do Clima e de Desarmamento e Não Proliferação e nas embaixadas do Brasil em Washington e na Cidade do México. Foi assessor de Henrique Meirelles, quando esse era ministro da Fazenda, e atualmente, é chefe da assessoria de Relações Internacionais do Ministério do Planejamento e Orçamento. O livro tem 312 páginas.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!