23 de junho | 2024

São João, Padroeiro de Olímpia, livrai-nos de toda miséria que vem das botas dos ditadores

Compartilhe:

José Antônio Arantes

No próximo dia 24 de junho, Olímpia, SP, se vestirá de festa para celebrar o Dia do Padroeiro, São João Batista. A data é uma oportunidade de mergulhar na rica história e cultura da cidade, além de refletir sobre o significado profundo que São João Batista representa para a comunidade olímpica.

Também, o momento de entender que a cidade precisa ser comandada por quem se preocupa com ela e não apenas com a própria imagem refletida no espelho.

A história de São João Batista como padroeiro de Olímpia está intimamente ligada à fundação da cidade e à primeira doação de terras que constituíram o Patrimônio de São João Batista dos Olhos-d’Água. Em 2 de março de 1903 foi feita a doação de 100 alqueires de terras para a criação deste patrimônio. Essa doação foi oficializada no Cartório do 1º Tabelião Francisco de Almeida Silvares, em Barretos, e registrada em 9 de julho de 1903. Os doadores incluíam várias famílias pioneiras da região, como João Francisco dos Reis e sua esposa Ignácia Eva de Jesus, entre outros.

SIGNIFICADO DO PATRIMÔNIO

As terras doadas formaram a base para o desenvolvimento da cidade, e a área é hoje delimitada por várias ruas importantes de Olímpia, como a Avenida Mário Vieira Marcondes e a Avenida Waldemar Lopes Ferraz. O nome “Patrimônio de São João Batista” reflete a devoção dos primeiros moradores ao santo, que desde então se tornou o padroeiro da cidade. Esta base territorial não só promoveu o crescimento urbano e econômico de Olímpia, mas também consolidou a importância espiritual e cultural de São João Batista para os habitantes.

SIGNIFICADO RELIGIOSO

Ter um padroeiro é uma tradição que remonta aos primórdios do cristianismo. Um padroeiro é visto como um guardião espiritual da comunidade, alguém que intercede junto a Deus pelos moradores da cidade. São João Batista, com sua vida dedicada à pregação e ao batismo, é uma figura inspiradora de fé e transformação. Sua festa, no dia 24 de junho, coincide com o solstício de verão no hemisfério norte, uma época tradicionalmente associada a celebrações e festividades, que simbolizam luz, renovação e esperança.

QUEM FOI JOÃO BATISTA

São João Batista é uma das figuras mais importantes do Novo Testamento. Filho de Zacarias e Isabel, ele é conhecido por ter batizado Jesus no rio Jordão. Sua vida foi marcada pela simplicidade e pela entrega total à missão de preparar o caminho para a vinda do Messias. João Batista viveu no deserto, pregando a conversão e o arrependimento, e sua mensagem ecoa até hoje como um chamado à transformação espiritual.

TRADIÇÕES E CELEBRAÇÕES

São João Batista é venerado na Igreja Matriz de São João Batista, localizada na Praça da Matriz. A cada ano, a cidade celebra a festa do padroeiro com diversas atividades culturais e religiosas, reforçando a importância do santo na vida da comunidade.

IMPACTO DA PANDEMIA

Em um passado recente, a pandemia de COVID-19 forçou a transferência das comemorações do Dia do Padroeiro para o dia 1º de novembro.

Enquanto a cidade se prepara para celebrar São João Batista, já que é feriado municipal, é importante lembrar o valor da fé, da tradição e da comunidade. As festividades são mais do que um evento anual; são uma oportunidade de renovar votos de esperança, amor e solidariedade.

Também é necessário neste ano em que se escolherá quem deverá comandar o município nos próximos quatro anos, que se rogue as bênçãos dele para que a comunidade saiba escolher quem poderá levar a cidade rumo a um futuro mais inclusivo e não de uma maioria escravizada que vive das migalhas jogadas no chão por uma minoria abastada que vive a sugar o sangue de mais de 50 mil lacaios, entre eles, os diaristas que ganham míseros R$ 60 por dia de seu suor.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas