06 de outubro | 2012

Hora da urna

Compartilhe:

Willian A. Zanolli

Hora de usar o dedo para teclar o nome das figurinhas que vão aparecer na tela, e que depois, dependendo do resultado, se favorável, comandarão nossa cidade nos próximos quatro anos.

Sim, nós, cidadãos, escolheremos um candidato a prefeito e um candidato a vereador, que se eleitos, estarão ai no comando do Executivo e do Legislativo da nossa cidade.

Desnecessário falar que a hora é uma das mais importantes do ponto de vista do exercício da cidadania, por nos envolver de forma muito direta no processo de escolha e nos resultados, fruto desta escolha.

Se a escolha for bem feita, embasada no histórico dos candidatos a prefeito e vereador, a história administrativa da cidade vai pesar sobre a minha e a sua vida pessoal.

Há quem nesta hora, que não imagina que aquela consulta que ele paga uma fortuna por que não tinha médico para atendê-lo na rede pública, é exatamente parte daquele churrasquinho e daquela cerveja que o candidato patrocinou no período eleitoral.

Se não tem remédio de alto custo e você tem que comprar na rede pública, é parte do pacote que inclui o pagamento de cestas básicas.

Educação com qualidade duvidosa, Assistência Social alheia a questões que te aflige, inoperante, seu voto errado que fez o favor de colocar lá.

E ai vai, na área do esporte amador, teu filho não tem estímulos do poder público para disputar torneios regionais, ou locais, não têm ônibus para levar o pessoal para outras cidades, se você trocou seu voto perdeu este direito.

Agora vamos aumentar o volume do som que está baixo, e há pessoas que não ouvem muito bem quando o problema não lhe diz respeito de forma individual, os egoístas.

Aqueles que falam que quem tá doente não sou eu, ou não é meu filho que tem que disputar campeonato fora, ou mais grave ainda: o que eu tenho a ver com a morte por falta de atendimento médico de alguém que nem meu parente é?.

Som na caixa para estes, vamos direto para o bolso deles.

O imposto alto que você paga, as taxas de lixo, de esgoto.

IPTU, aquele do carnê sabe, quando enfiam a faca no seu bolso e drenam seu dinheiro para coisas que você não observa, que não aparecem, é disto que estou falando, taxas acho que não preciso explicar de novo.

Então, estas coisas são decididas pelo Poder Executivo e pelo Poder Legislativo, sim, o prefeito e os vereadores, e ai que chegamos no ponto,

Estes, os caras que você vai eleger amanhã, as autoridades que vão decidir tudo isto na sua vida, e outras mais de recolhimento de galhos a ampliação da sua casa, as leis que criarão novas situações que gerarão novas investidas no seu bolso, ou não.

Viu como é importante seu voto? Se viu, vote corretamente. Você sabe tudo que falta na sua cidade, sabe quem se omitiu neste faltar, e sabe quem poderá se omitir se chegar lá.

Cidade pequena, todo mundo se conhece, sabe quem é quem, quem quer se arranjar na política e quem quer que a cidade prospere, e não estamos aqui falando deste ou daquele, estamos apenas afirmando que da sua escolha dependerá o seu futuro.

Se você entender que o melhor for aqueles candidatos a prefeito ou a vereadores que não preenchem minha exigência eleitoral, isto não significa que este texto esteja criticando de forma pejorativa sua escolha, longe disto.

A democracia é exatamente isto. Respeitar a escolha do outro, entender a possibilidade, aprender com seus próprios erros, o que pode significar que vislumbro em mim a hipótese de errar, o que importa sempre é a tentativa de acertar.

E não pode haver erro maior que o voto comprado, o voto vendido, é disto que estou falando, e isto serve para todos os candidatos que compraram votos e para todos os eleitores que venderam o voto, e vão entregar sua cidade na mão de bandidos com consciência.

Você pode errar na hora de votar, ser traído depois, só que vender seu voto é incompreensível. É a pior de todas as maldades que o ser humano pode praticar contra a cidade que o viu nascer e onde poderá passar a eternidade.

Pensem nisto e tentem votar certo, não por mim nem pelo que eu penso, por você, pelo seu avô, avó, pai, mãe, irmã, mulher, amante, filho, filha, tio, tia, primo, prima, pelo menos a favor de sua família. A cidade, além de sua, é deles também.

Willian A.Zanolli é artista plástico e jornalista e já está preparado para o exercício do voto.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas