24 de junho | 2012

Geninho. À moda dos velhos coronéis

Compartilhe:

Willian Zanolli

Começo de campanha eleitoral, possivelmente desgastado por quatro anos de desgoverno, em que se prometeu muito e se cumpriu pouco, GGG, o Grande General Genioso procura à boca do início das eleições, mostrar serviço.

A moda dos velhos coronéis, cuja cartilha, o Eugênio malufista segue a risca, tenta retomar a ideia da cidade canteiro de obras de início de governo.

O povo, que digeriu aumentos de impostos, aumento e corte no suprimento de água, não demonstra, pelo menos no que se ouve, estar satisfeito na grande maioria, com a forma como Eugênio parece lidar com a questão administrativa.

Pausa, que me pediram para falar de algumas coisas nesta coluna:

Que desativaram os poços artesianos que abasteciam a Cohab 3, que tem faltado água por lá e que quando tem água o cheiro que exala da mesma recomenda que, pela ótica dos moradores,  não seja utilizada para consumo.

Se isto é certo ou não, melhor o pessoal do Daemo ir lá conferir, que a queixa é certa, existe enquanto queixa e pode proceder.

Outra coisa, que um Mané, aparentado muito próximo de um líder, nas eleições passadas, para desgastar a administração carneirista, forneceu um monte de placas para um cidadão sinalizar a rua que leva a margem da represa do Recco com o objetivo de demonstrar que o esgoto de mesma Coahb 3 caia antes do reservatório de captação que abastece o bairro e parte da cidade.

Isto, às vezes, segundo moradores, ocorre quando há entupimento na rede de esgoto e o resultado é levado ao bueiro que leva o que sobra dos banheiros da região para o bueiro que desemboca abaixo da represa e acima da captação de água do ribeirão olhos D´água.

Pois bem, a liderança que denunciava isto no período eleitoral não ajudou a resolver o problema que segundo moradores persiste, e arranjou outro que é o abastecimento de água que parece imprópria para a região.

Vale notar que os informantes, vizinhos, moradores, souberam através da rádio peão que os poços que abasteciam de água suas residências, água que consideravam de boa qualidade, assorearam, e, segundo eles, o Daemo optou por não mais utilizá-los ao invés de resolver o problema.

Está ai queixa da vizinhança, e já que Geninho a moda dos velhos coronéis voltou a pintar guias e asfaltar ruas para ludibriar o eleitorado, pelo menos nestes três meses eleitorais, que cuide com carinho do povo daquela região.

Depois, dois anos de abandono, já que dão como certo que deixará a prefeitura para disputar a eleição para deputado estadual.

Depois de dois anos, se Geninho for eleito, e se candidatar como dizem e como ele já cansou de afirmar, a deputado, o povo que peça para o novo prefeito que poderá ser o Gustavo Pimenta.

Ou então se for verdadeiro, o que anda demonstrando a insatisfação da população aguarde o resultado das urnas e encaminhem ao novo ocupante do trono da Nove de Julho suas queixas, que nós jornalistas, no máximo podemos colocar publicamente suas queixas contra o abandono que o poder público relegou a região em que habita, e nada mais.

A solução depende, geralmente, da disposição política de solucionar o problema que, no caso coronelista acontece apenas no início e no final do mandato se houver desejo de reeleição.

Ou, então mudem para região onde não haja problema nenhum a ser equacionado, como na cidade toda há problemas a serem equacionados, não façam o que determinam os ditadores quando alguém reclama, mandando o questionador a mudar de cidade, de país, melhor tentar mudar o ditador, se estiver descontente com ele.

Por hoje, era só isto.

Willian A. Zanolli é artista plástico e jornalista e está cada dia que passa mais passado que antes, mesmo estando presente, e acreditando no futuro.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas