01 de junho | 2014

Estamos alguma coisa hoje, podemos não estar amanhã

Compartilhe:

PARECE QUE …

… foi ontem, mas é passado distante. Este ser já está há três semanas distante deste espaço que não é reservado, mas que sempre esteve reservado para os seus devaneios “lucubrantes esotéricos distilantes”.

COMO É TRISTE…

… perceber que o que era apenas suspeita já começa a se materializar, pois a sujeira está ficando tão grande que já começa a exalar um odor tão forte que não dá para apenas tapar as narinas, ou mesmo cobri-las com um simples lenço branco embebido em água ou álcool; há tanta podridão no reino da fictícia Dinamarca que já tem rato velho querendo abandonar o navio e muita gente que achava que nada iria acontecer temerosa por ver seus nomes sendo tragados pelos furos que não conseguem ser tapados no casco da nau já à deriva.

METAFÍSICA …

… à parte e não é que o que todo mundo esperava acabou acontecendo. Realmente não era possível que uma situação de imoralidade como essa continuasse a perdurar por tanto tempo. Dois vereadores condenados por im­pro­bidade administrativa desde antes de suas eleições tomarem posse e continuaram sendo vereadores por quase dois anos como se fosse a coisa mais natural do mundo, quando a lei diz totalmente ao contrário.

O JUIZ DA …

… Segunda Vara, Lucas Fi­gueiredo Alves da Silva, atendendo requerimento da 2.ª promotora de Justiça local, Valéria Andréa Ferreira de Lima, decidiu no final da tarde de sexta-feira, 30, pelo afastamento dos vereadores Be­cerra e Ferezin da Câmara local.

O JUIZ …

… confirmou o entendimento da promotoria de que a condenação por improbidade na pena mínima implica na perda dos direitos políticos e de contratação com o município pelo período de três anos, o que impossibilita a permanência de ambos no cargo de vereador.

A PROMOTORA …

… no requerimento que fez no processo foi além, pois além de considerar a situação ilegal ainda tascou um imoral, dimensionando o “esdruxulismo” desta situação que vem engrossar o livro dos recordes desta nossa folclórica “Sucurímpia”, onde tudo acontece, onde tudo “phode”.

MAS ESTA …

… situação “monstrenga” ainda vai dar muito pano pra manga, já que não ficou claro na sentença do juiz se a perda do direitos políticos dos vereadores, que pede sejam afastados, começa a contar a partir da trânsito inicial da sentença em 2012, ou agora com o início do cumprimento da sentença da ação de improbidade em 2014.

SE O PRAZO …

… for contado de 2012, os dois vereadores, mesmo que forem afastados agora, devem voltar aos seus cargos no último ano deste mandato, inclusive, podendo se recandidatarem nas eleições de 2016.

MAS, SE O …

… prazo, em razão dos recursos apontados pelo próprio juiz em sua sentença, começar a ser contado a partir de agora, então, além de não voltarem à vereança nesta legislatura, Becerra e Ferezin ainda não poderão se recandidatar nas próximas eleições. Quem viver e sobreviver ao catastrófico império do coroné Eugênio o Genioso, verá.

E, POR FALAR …

… no grande, no inexorável, no inolvidável, no imensurável, no invencível, no inexpugnável, no inigualável coroné Eugênio José, o Genioso, parece que a situação de seu reino não está assim tão tão às mil maravilhas como se via nos pri­meiros quatro anos, quando tudo era divino, tudo era maravilhoso.

ESTA SEMANA …

… ao que tudo indica, teve a baixa de mais um secretário forasteiro. O grande GPS, o que instaurou a censura e aquele que era responsável por apontar para o inexpugnável quem era seu inimigo na hora do discurso para que este, ao criticar seus adversários, olhasse diretamente em seus olhos como forma de intimidação. Técnicas, claro, malufianas de mar­keting “moderno”.

O GRANDE …

… sr. Paulo Marcondes cai fora após uma longa trajetória de mandos e desmandos e, segundo os inimigos do governo apontarem nos bastidores, o surgimento de uma situação insustentável cons­truída após uma série de promessas que não teriam sido cumpridas e que teriam culminado com um processo de despejo por falta de pagamento de aluguel que teria vindo à público e que teria dado entrada e retirado às pressas da justiça.

NA VERDADE …

… Eugênio vai ficando restrito ao seu pequeno grupo de assessores menos calejados e sem os medalhões que eram apresentados em seu primeiro mandato. Entre Pitas, Durrulas e Cias Ltdas, companheiros de todas as obras, de todas as festas e de todas as horas, vai continuando um governo que parece que está chegando ao final faltando ainda longos mais de dois anos para se findar, como se a partir de agora fosse apenas necessário esperar os dias passarem, pois nada resta a ser feito.

MAS O PIOR …

… é que não dá para controlar o medo daqueles que não conseguem viver o virtual genioso na frente daqueles que exigem a verdade do mundo real e acabam entrando em parafuso e perdem até a vontade de viver, deixando até de praticar seus hobbys preferidos com medo do que lhes pode acontecer.

POR MAIS …

… que se planeje permanecer no poder, este sempre é passageiro. Nada é para sempre. Não tem como se manter para sempre entre os soberanos. Nem seguindo à risca os conselhos de Maquiavel. E o pior é que a lei da ação e reação não perdoa …

ANTES DE TERMINAR …

… e já quase terminando, abro um pequeno espaço para abraçar, com toda a força do meu coração, meu amigo Caetano Vermejo. Grande pai, grande marido, que agora terá que se desdobrar para suprir a ausência de sua grande amiga, companheira de muitas batalhas, alma gêmea nesta estada vitoriosa em que conseguiram construir vários sonhos, e germinar seres maravilhosos que, sem dúvidas, honrarão cada dia por ela vivido. Siga em frente, de cabeça erguida nobre companheiro, pois é isso que ela, certamente espera de você. Vamos sentir saudades. Mas ela, com certeza, vai, atendendo o mais nobre chamado. O céu não pôde esperar.

 

José Salamargo …

inconformado com esta realidade brutal que é a vida, com este tempo que não para. Corre por entre os dedos como se fosse uma roda viva ininterrupta girando na velocidade da luz. Quando a gente vê já se foi. O hoje virou ontem, o amanhã não sabemos se virá.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas