04 de junho | 2023
E Por Falar Em…Visitantes da China
A. Baiochi Netto
Comentou-se, na semana passada, a recente visita à Olímpia da Consul Geral da China em São Paulo, Chen Peijie, realizada em 26 de maio último, fazendo-se acompanhar de comitiva integrada por representantes de conselhos técnicos ligados às relações comerciais e por executivos de empresas daquele país.
Para os mais atentos por certo não deve ter passado desapercebido o seguinte: os visitantes não vieram diretamente de São Paulo para Olímpia. Não. A consul e seus acompanhantes estavam hospedados em Rio Preto, mantendo contatos com áreas econômicas e de produção centradas no vizinho município.
Essas incursões e esses contatos comerciais dos chineses pelo território paulista provavelmente constituem parte dos atuais programas anunciados pelo governo chinês, tendo como meta intensificar seus laços econômicos e seus investimentos no Brasil. Com essa finalidade os funcionários e operadores chineses geralmente são designados pelo Governo para um trabalho inicial que se caracteriza pela busca de contatos, de conhecimentos e de avaliações, destinados à definição de seus projetos de expansão econômica.
Pelo que se conclui do quanto noticiado, Olímpia teria sido a única cidade da região para a qual a consul e sua comitiva se deslocaram a partir de sua estadia em Rio Preto. E não chegaram aqui com o propósito de desfrutarem o lazer proporcionado pelos parques aquáticos locais. Teriam vindo, especula-se, para conhecer a estrutura, as dimensões e o potencial turístico desses parques e também para conhecer a cidade.
Não será despropositado, portanto, indagar se a visita dos chineses decorreu de simples curiosidade ou se teria sido uma visita que, nos meios financeiros com referência aos trabalhos preliminares de avaliações e de planejamento, costuma-se taxar como “visita de negócios”.
Enfim, como não se sabe a resposta sobre a real intenção dos visitantes, resta apenas aguardar o futuro.
Alfredo Baiochi Netto é advogado especialista em Direito Administrativo e Direito Tributário pela PUC – São Paulo. Consultor em Direito Público e em especial nas áreas do Direito Orçamentário e Lei de Responsabilidade Fiscal, autor de trabalhos técnicos para o CEPAM e APM/SAREM.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!