28 de maio | 2023

… E Por Falar Em…Boas e Más Noticias

Compartilhe:

A. Baiochi Netto

A boa notícia vem da área esportiva e dá conta de que a atual diretoria do Olímpia FC optou por reativar as atividades do clube fora do profissionalismo da 1ª divisão, concentrando seus esforços no Campeonato Sub 20 da Primeira Divisão da Federação Paulista de Futebol. Essa decisão representa um incremento às categorias de base do clube, possibilitando a participação da população mais jovem, sem grandes custos, possibilitando até o surgimento de futuros craques.

Vale recordar que o OFC, conforme a ata de fundação do clube registrada no Cartório de Registros de Imóveis da Comarca, nasceu em 5 de dezembro de 1946, tendo como primeiro presidente o médico Orlando Lopes e como primeiro secretário Orlando Lapa, falecidos.

Em sua existência o Olímpia revelou diversos craques que vieram a se transferir para equipes profissionais de outras cidades, dentre os quais o volante Diógenes, que foi um dos destaques da equipe do Juventus, na capital paulista.

O OFC já viveu momentos de empolgação na divisão profissional da FPF e chegou a ter até um técnico de renome internacional na época, o ex-zagueiro Grambel, que foi campeão do mundo pela seleção do Uruguai. Estamos nos referindo a épocas passadas, quando a população de Olímpia era menos da metade da população atual. Época em que foi construído pelo clube, com a participação da iniciativa privada, o Estádio Teresa Breda, em terreno doado pelo fazendeiro Natal Breda, e que tem o nome de Teresa Breda, esposa do doador do terreno.

A realidade, porém, é que a despeito das muitas diretorias que se sucederam desde então, o OFC nunca conseguiu se firmar na divisão profissional e não raro, ao término de alguns campeonatos, o clube enfrentou graves crises financeiras, ocasionando seu afastamento dos campeonatos, com dívidas que impediam seu ressurgimento.

Daí o acerto da atual diretoria em se concentrar nas divisões de base, merecendo ser prestigiada e contar com o apoio da população, ao se empenhar no renascimento do clube para o futebol.

Apoio que pode vir inclusive do Governo Municipal, uma vez que, em se tratando de categorias amadoras e não profissional, não há nenhum impedimento para o Município vir a dar sua contribuição.

A má noticia vem de Jales: o falecimento do jornalista olimpiense Deonel Rosa Junior. Deonel se iniciou no jornalismo como editor e apresentador do “jornal das onze” da antiga Rádio Difusora e graças à sua fluência e boa redação evoluiu na carreira. Transferiu-se para a cidade de Jales, em busca de novas oportunidades, onde fundou o “Jornal de Jales”, e marcou sua presença como ativo defensor da cidade e de toda aquela região.

Tanto assim que Edinho Araújo, ex- Prefeito de Sta. Fé do Sul, naquela região, e atual Prefeito de Rio Preto, manifestou seu pesar pelo falecimento de Deonel através da imprensa, relembrando sua atuação na reivindicação de obras que a região necessitava. E na mesma edição do jornal, o ex-ministro e ex-deputado Aloysio Nunes Ferreira lamentou a morte de Deonel, destacando sua “honestidade intelectual, o apego à verdade, a isenção e o texto primoroso”.

Aqui em Olimpia, no campo da política municipal, e na área da comunicação, sempre estivemos em lados opostos, mas sempre fomos amigos.

Na última vez que conversei com Deonel disse-me ele que, por vezes, vinha o pensamento de retornar à Olímpia, mas que ele se sentia tão arraigado e afeiçoado à cidade e à região de Jales, que não tinha como essa vontade evoluir.

Tivesse ele retornado, por certo Olímpia muito ganharia.

Alfredo Baiochi Netto é advogado especialista em Direito Administrativo e Direito Tributário pela PUC – São Paulo. Consultor em Direito Público e em especial nas áreas do Direito Orçamentário e Lei de Responsabilidade Fiscal, autor de trabalhos técnicos para o CEPAM e APM/SAREM.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas