03 de novembro | 2018

Depois da tempestade, será que vem tormenta pior ainda?

Compartilhe:

“Rezar, para quem acredita. Pensar positivamente para quem é adepto do positivismo. Vibrar energias ensejando que tudo de bom aconteça. Ou mesmo pedir aos santos e aos orixás que intercedam para que o Brasil ande nos trilhos. Não importa qual a religião, qual a ideologia, o momento é de se torcer para que o ódio desapareça e o Brasil volte a ser uma pátria de todos e não apenas, separadamente, de “coxinhas” ou de “petralhas”. Mesmo que isso seja contrário a qualquer tipo de reflexão e de lógica, pois estas apontam para caminhos inimagináveis para muitos”.

Mestre Baba Zen Aranes

E AGORA JOSÉS, …

… Joões e Marias? O jogo acabou. A torcida e os times têm que deixar o estádio para retomarem sua vida normal, onde o relacionamento com o próximo não pode ser mais no nível de jogo de campeonato. Pois a vida não é um jogo de futebol e, de uma forma ou de outra, todos fazem parte de uma grande engrenagem que não se locomove sozinha.

POR RAZÕES …

… diversas, mais ou menos éticas, um dos times venceu o campeonato. Agora, passada a comemoração, recomeça todo o trabalho de preparação e andamento até a chegada de uma outra final. É o campeonato democrático.

SE FOI MELHOR …

… ou pior, ou o menos ruim, ou pior dos piores, o tempo vai responder.

SE OS PENSADORES …

… de um lado ou de outro estavam certos ou errados, também apenas o passar dos meses é que vai determinar e mostrará o caminho que deverá ser seguido.

COM CERTEZA, …

… entretanto, não se vai construir uma nação justa apenas se combatendo a corrupção e recrudescendo as leis como fez parecer o general da reserva Augusto Heleno, indicado como futuro ministro da Defesa que declarou simplesmente que “Direitos humanos são, basicamente, para humanos direitos”.

E AÍ, POR ANALOGIA, …

… se chega à conclusão que os 80% da população que vive de maneira maltrapilha, sem perspectiva de vida e sem ter as mesmas oportunidades que os outros 20%, vai continuar na mesma condição, pois o neoliberalismo não conseguiu trazer justiça social em nenhum canto do mundo e, o que é pior, poderá passar a ser tratada como disse o futuro governador do Rio, no caso de quem estiver portando fuzis: “A polícia vai fazer o correto: vai mirar na cabecinha e… fogo!.

ESTE COLUNISTA …

… não acreditava nem que um, nem que outro, pudessem tirar o Brasil da situação em que está. E que vai piorar ainda mais pelo desaparecimento de uma infinidade de postos de trabalho em razão do avanço da tecnologia e que já está causando estragos gigantescos.

SÓ PARA SE …

… ter uma ideia, em Olímpia são quase seis mil famílias em situação de extrema pobreza, deser­da­das pela mecanização do trabalho no campo. Mas, a situação, nos próximos anos passa a se dar também na indústria, no comércio e na prestação de serviços.

TEM PENSADORES …

… que já estão acreditando que será necessária a criação de programas tipo “Bolsa Família” no mundo inteiro para não deixar que mais da metade da população passe fome. Estes estudiosos da ciência e da tecnologia acreditam que a metade que conseguir sobreviver terá que bancar a outra metade que não terá onde trabalhar. Uma espécie de social democracia forçada e às avessas.

MAS, FIQUEM …

… tranquilos, o tempo irá responder. Alguma forma a humanidade vai ter que encontrar para resolver esta situação que se avizinha catastrófica.

NO ENTANTO, …

… no curtíssimo prazo, e mais especificamente dentro de nossa pequena urbe, a coisa também parece não estar se movimentando de forma muito ortodoxa.

NOS BASTIDORES …

… a queda de braços continua se dando entre os seguidores de Rei Fernando e dos apaniguados do Imperador Genial.

OS DOIS SÃO …

… seres humanos, com seus pontos positivos e negativos, com suas virtudes e defeitos, mas ambos almejam continuar com o poder político nestas terras de Olimpiã e Festança.

DOS LADOS …

… do grande Genial, atualmente só alegria. Conseguiu se eleger deputado federal e já se fala em assumir uma secretaria no governo Dória, que terá como vice, seu padrinho e cacique político Rodrigo Garcia.

SEUS DEZENAS …

… de apaniguados, rindo orelha a orelha, pois continuarão a mamar na tetas ou do Estado, ou do município, ou da União.

JÁ PELOS …

… lados de Rei Fernando, as coisas não aconteceram de forma tão positiva. Além de não conseguir eleger o candidato em que ficaria bem no governo do Estado, ainda tem que administrar um monte de politiqueiros que vivem a querer sugar tudo o que podem na seara pública.

A GUERRA …

… que se trava nos bastidores, começa com a eleição para a nova mesa da Câmara, a situação da Saúde que continua no caos, sem perspectiva de melhora e levando ao desespero seus gestores que não conseguem sair do nada e continuam indo para lugar nenhum.

E O QUE É PIOR …

… Fernando vive dentro de um balaio de gatos, com vários espiões de seu desafeto Genial incrustados em seu posto de comando, além de pessoas sem um mínimo de escrúpulo, verdadeiros sanguessugas ou cobras venenosas esperando para dar o bote final.

MAS, TUDO ISSO …

… acaba levando-o a perder apoios que foram importantes em sua eleição e que certamente não serão recompensados pelos novos falsos companheiros. E aí já se trabalha até uma possível tentativa de reeleição onde mudaria de vice, em razão das tratativas atuais de poder.

QUEM VIVER …

… e sobreviver a tudo isso, em todos os níveis, nacional, estadual e municipal, verá. Mas com certeza, não dá para esperar que muita coisa possa mudar no horizonte, a não ser a repetição de uma história que já foi vista no passado recente.

José Salamargo – já com sua casa em cima da árvore construída e pronto para, a qualquer momento, levantar voo em busca do isolamento em região ainda não contaminada por este vírus insano do ódio e da desumanidade.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas