10 de dezembro | 2022

Brasillllllllllll, salve a seleção

Compartilhe:

“A hora é de torcer pelo Brasil, o País tem
paixão pelo futebol e nada mais justo que
todos os corações, mentes e espíritos se
unam em corrente positiva no sentido de
unir energias positivas para que
o Brasil chegue ao hexacampeonato”.

 

Do Conselho Editorial

É tempo de Copa do Mundo e o Brasil se contagia, paralisa para assistir este espetáculo mundial.

O time brasileiro, mesmo que não tenha apresentado o melhor de seu futebol, continua avançando na direção da classificação e da possível e sonhada conquista do hexa.

A lenda urbana construiu no imaginário a ideia de que esta é a “Pátria das Chuteiras”, uma expressão cunhada pelo escritor e jornalista Nelson Rodrigues.

Uma viagem pela internet demonstra que os países que mais amam o futebol são os que compõem os Emirados Árabes Unidos, uma federação composta por sete emirados.

Os emirados Abu Dhabi, Dubai, Fujairah, Ras al-Khaimah, Sharjah, Umm al-Quwain e o Ajman.

Os Emirados Árabes Unidos lideram o ranking dos países com maior percentual de aficionados do esporte (80%), seguidos da Tailândia (78%), Chile, Portugal e Turquia (todos com 75%). O Brasil ocupa a modesta 13ª colocação.

Mesmo assim, nada impede que o futebol seja o esporte que é considerado a paixão nacional e, sem dúvidas, o mais popular do mundo.

Começou a ser praticado na Inglaterra, no século XVII, à época, o esporte não tinha o formato que tem hoje e tampouco era chamado de “futebol”. Isso só aconteceu décadas depois, com a criação das regras.

Não se sabe com precisão a data em que o futebol surgiu.

Historiadores contam que os ingleses adquiriram o hábito de chutar uma bola de couro, símbolo da cabeça de um membro do exército da Dinamarca, como forma de comemorar a expulsão dos dinamarqueses de seu país ainda no século X.

O futebol já foi um ritual de guerra, mas o modelo que conhecemos hoje foi organizado na Inglaterra em 26 de outubro de 1863.

Essa é a data da fundação da Football Association, em Londres e o início da profissionalização do esporte no mundo.

Hoje o futebol movimenta um mercado financeiro bilionário, proporciona eventos globais, transforma atletas de todas as origens em ídolos internacionais e utiliza a mais alta tecnologia em transmissões e equipamentos esportivos.

No entanto, a história do futebol não começou assim.

O esporte trilhou uma longa jornada sem nenhum tipo de glamour e com poucos holofotes, até chegar a esse patamar.

Talvez a versão mais conhecida da história do futebol no Brasil, seja a de que o futebol tenha sido trazido por um homem chamado Charles Miller.

Charles nasceu no Brasil em 1874 em São Paulo e foi educado na Inglaterra. Quando voltou ao Brasil, em 1894, trouxe duas bolas de futebol e um livro de regras.

O primeiro time de futebol fundado para a prática do futebol foi o Savoia, da cidade de Votorantim, cidade distante cerca de 100 quilômetros da capital paulista.

Documentos mostram que a fundação da equipe foi no dia 1° de janeiro de 1900, como explica o historiador Jesse James.

É longa a lista dos melhores jogadores, sendo que Pelé é tido como o maior de todos e símbolo máximo de representação do futebol brasileiro no mundo.

Pelé; Garrincha; Ronaldo Fenômeno; Zico; Rivelino; Romário; Sócrates; Ronaldinho Gaúcho; Neymar Jr.; Jairzinho; Paulo Roberto Falcão; Gérson; Nilton Santos; Carlos Alberto Torres; Leônidas da Silva; Tostão; Didi; Júnior; Clodoaldo; Heleno de Freitas.

Desta pequena lista de grandes nomes do futebol brasileiro quem ainda entre em campo em nome do Brasil é Neymar Jr que,ao que tudo indica, estará defendendo o Brasil contra Croácia nesta sexta-feira às 12 horas.

A hora é de torcer pelo Brasil, o País tem paixão pelo futebol e nada mais justo que todos os corações, mentes e espíritos se unam em corrente positiva no sentido de unir energias positivas para que o Brasil chegue ao hexacampeonato.

Futebol é história e paixão nacional e o grito de felicidade que se espera que ecoe da garganta dos brasileiros é Brasilllllllll.

Salve a seleção.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas