25 de outubro | 2021

Bolsonaro, CPI, Tribunal Penal, China e reflexos na economia.

Compartilhe:

“E o pescoço e o pé de frango que custavam quase nada já
estão a quase dez reais o quilo e o osso que era
descartado nos açougues passou a ser vendido”.

 

Do Conselho Editorial

O desgoverno de Jair Bolsonaro desde o primeiro dia que assumiu até agora foi dando mostras de truculência, ignorância, desprezo pelas instituições e pela ciência.

As declarações do presidente e do grupo que o apoia chocam o mundo civilizado. Nunca governantes falaram tanta idiotice, mediocridade e mentiras juntos.

Chegou-se ao ponto de se manter ligado ao Palácio do Planalto um Gabinete do Ódio, cuja função era a produção de mentiras, Fake News que eram e são disponibilizadas nas redes, desacreditando adversários, instituições, vacinas, ciência, sistema de saúde, educação e cultura.

Para quem pensa, um governo cuja missão parece ser a destruição de tudo e a construção de nada.

Nenhuma proposta, nenhum projeto relevante, apenas o acirramento da polarização política e o isolamento do país no plano internacional.

Uma guerra sem pé nem cabeça com a China, um dos maiores consumidores de commodities do Brasil, com a União Europeia acordando apenas com países onde a extrema direita fascista governa.

Há um preço para tudo e quando se é governo esta conta pode até tardar, mas não falha.

E a conta ao que tudo indica começou a chegar para Bolsonaro e seus apoiadores.

Em queda livre nas pesquisas, foi obrigado a recuar aos ataques violentos e inconstitucionais que lançava sobre a Suprema Corte e as dúvidas sobre o voto impresso.

Vários de seus apoiadores amargam processos movidos pelo Supremo, ostentam tornozeleira eletrônica, como Sara Winther ou mofam em celas como Daniel Silveira e Roberto Jefferson, destino reservado a Allan dos Santos e provavelmente Zé Trovão.

O relatório da CPI, em que pese suas motivações políticas, é muito convincente, já que leva em consideração tudo quanto se sabia de desmandos praticados no combate a pandemia com provas robustas e nove crimes atribuídos.

A maioria dos bolsonaristas, inconsequentes que são, divulgam e pensam que isto não vai dar em nada quando já deu.

A divulgação internacional foi a mais terrível possível e se já havia um isolamento do País que já reflete na economia, a reação pode ser devastadora para Bolsonaro e para o país.

Em razão da política ambiental e anti-indigenista, de confronto com o os direitos humanos, destruição da selva amazônica, já dificultou a relação União Europeia e MERCOSUL, a China há seis meses promoveu um embargo da carne brasileira e por ai o resultado negativo começa a aparecer.

O relatório final da CPI, ao que tudo indica, será encaminhado ao Tribunal Penal Internacional, reafirmando várias denúncias contra o presidente da República lá protocoladas.

O resultado destas denúncias pode, em tempo futuro, resultar em pena de prisão ao mandatário de 5 a 30 anos.

Mesmo que demore este resultado, até que ele aconteça, a figura do mandatário e do país estará em pauta e em discussão permanente pelo mundo afora ampliando o desgaste da imagem de ambos.

É vergonhoso que o país tenha chegado a este fundo de poço, ser tratado como pária pela comunidade internacional, em razão de um grupo de milicianos com linguagem vulgar e desrespeitosa que tomou de assalto o poder.

Contrariando a frase daquele palhaço político que se destacou entre muitos políticos palhaços: “Pior que tá não fica”. Conseguiram piorar o que já estava horrível e a tendência é ficar cada vez pior.

E o pescoço e o pé de frango que custavam quase nada já estão a quase dez reais o quilo e o osso que era descartado nos açougues passou a ser vendido.

A continuar assim, não haverá ossos pra quem queira nesta pátria armada Brasil.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas