17 de julho | 2016

A Saúde contaminada pelo vírus da falta de transparência e a baixaria dos vídeos

Compartilhe:

COMEÇANDO …

… por um começo nunca antes começado, embora tentado. Ou simplesmente iniciando este colóquio que já foi semanal, mas agora, com o adiantado da idade e dos afazeres, passou a ser de tempos em tempos, vamos lucubrar os últimos acontecimentos.

O ASSUNTO …

… mais importante da semana foi a gravação de vídeos que deu o pontapé inicial para o esquema de baixaria que sempre imperou nas eleições de Olímpia, com raras exceções.

VOCÊ PODE …

… estar pensando nos vídeos que o prefeito começou a gravar nos últimos meses, falando bem de sua administração e passando por cima dos buracos que sempre deixou pelos caminhos.

MAS, NÃO! …

… Desta vez a situação foi um pouco pior. A versão que mais “bombou” na internet foi a de que assessores do ex-deputado e pré-candidato a prefeito Fernando Cunha teriam gravado um vídeo com o “Anderson”, que grande parte da população conhece, dizendo que o outro pré, o Beto Puttini, não ganharia a eleição, pois não gostaria de pobre.

PUTTINI FOI …

… na Delegacia e registrou Boletim de Ocorrências contra os tais possíveis assessores que teriam sido reconhecidos pelo Anderson, através de fotos do Facebook.

OS ASSESSORES …

… de Cunha registraram outro BO dizendo que não teriam pago R$ 10 para o Anderson gravar o vídeo, como foi registrado no primeiro BO e que não teriam pedido para ele gravar vídeo nenhum, dando a entender que tudo seria armação do próprio Beto.

E O PIOR …

… foi a gravação que fizeram ao depois, com a mãe do rapaz gravando outro vídeo fazendo propaganda de Puttini, como se estivesse lendo um texto, parecendo até que teria sido obrigada a fazer aquilo.

MAS PIOR …

… ainda foi outro vídeo que circulou com menos intensidade mostrando a possível voz da candidata a vice de Beto, com o mesmo Anderson, falando que Beto iria se eleger.

QUER DIZER, …

… ou traduzindo em miúdos, a coisa ficou parecendo briga de comadres.

PRIMEIRO …

… porque os assessores acusados por Beto, são, em sua maioria, assessores com ligação umbilical com o grupo de Eugênio, que é seu apoiador. E Fernando é o candidato indicado pelo grande chefe político de Eugênio, que é o deputado Rodrigo Garcia.

DEU NÓ …

… no “cérebro”? Não esquenta não. A gente traduz com a simples frase de efeito: “parecem farinhas do mesmo saco”.

TUDO …

… pode não ter passado de mero golpe de algum “pensador” de qualquer das campanhas, para tentar polarizar a disputa entre Fernando e Beto, deixando Hilário de lado.

QUER DIZER, …

… dentro deste contexto, ficaria parecendo para os eleitores (cria-se um clima virtual) que a próxima eleição seria decidida apenas entre os dois, dentro do mesmo grupo e que o terceiro, o ex-petista, não teria a mínima chance. Entenderam? Pode ser. Ninguém está afirmando que é. São meras conjecturas políticas.

PORQUE …

… ao se analisar a situação, pela ótica da comunicação, não se sabe quem saiu lucrando ou perdendo com toda esta celeuma, principalmente após a manifestação de Cunha no Facebook rechaçando toda a história. E, ainda, pelo amadorismo do vídeo gravado pela mãe de Anderson, que dá a entender que foi obrigada a fazê-lo.

MAS, PIOR …

… ainda foi o surgimento do terceiro vídeo, que pode ter sido o primeiro, o em que Anderson fala bem de Beto para a sua vice, como se ela estivesse dentro de um carro e ele na janela falando inclusive que vota nela.

TRADUZINDO …

… mais uma vez. O começo de toda a história, a se ficar comprovado que o vídeo de Anderson com a vice de Beto tenha sido gravado antes, poderia ter sido o motivador do segundo e o terceiro seria uma “re-retaliação”. Vixe! Agora complicou mais ainda.

MAS …

… isso quem vai descobrir é a polícia, se for aberto inquérito sobre o tema.

MAS, O QUE JÁ …

… se pode afirmar, com certeza, é que pegou mal para ambos os candidatos envolvidos. E se ainda na pré-candidatura já está acontecendo coisas deste nível, é de se esperar que a campanha deste ano pode descambar para ser classificada como a pior de todos os tempos. Será?

SAINDO DESTE …

… e já pulando no outro. E para tristeza de todos ficou comprovado esta semana que a comerciante que faleceu no sábado passado, realmente foi vítima da tal da H1N1.

MAS TAMBÉM …

… parece ficar cada vez mais escancarado que a Saúde local insiste em que não é obrigada a informar nada para a população. Como se fôssemos todos, “nosotros”, um bando de babacas que não merecesse saber nem do que pode vir a morrer de uma hora para outra como ocorreu com a comerciante.

GENTE, …

… este colunista, pelo andar da carruagem, está convencido que o esquema do atual governo era esconder qualquer tipo de informação ligada a Saúde.

OU SEJA, …

… ninguém sabe quantos casos tivemos de Zika, de Dengue, de Chikungunia e com certeza nem vamos ficar sabendo quantos casos de H1N1, a tal da gripe suína, realmente tivemos em Olímpia.

OS PRIMEIROS …

… por absoluta falta de informação de um governo que acha que é tão imperioso que não precisa divulgar nada para a população. O rei parece estar pouco se lixando para o povo.

JÁ SOBRE …

… a gripe “porquina”, quer dizer, suína, depois desta Folha fazer pressão o tempo todo e passar meses a fio denunciando que a coisa poderia estar muito mais complicada do que parecia, por via indireta, acabou tendo números oficiais esta semana (veja nas matérias sobre o tema).

OFICIALMENTE …

… direto de algum representante direto da Secretaria da Saúde, as últimas informações são de maio. E, mesmo com o Diário da Região insistindo durante toda a tarde de quinta-feira, ninguém divulgou os números da gripe suína em Olímpia. Apenas foram confirmadas as duas mortes, que se este jornal não tivesse conseguido a informação através do diretor clínico da Santa Casa, talvez a população nem tivesse ficado sabendo.

A PRIMEIRA MORTE …

… a de uma mulher de pouco mais de 40 anos, aconteceu no dia 9 de junho e este jornal ficou sabendo por acaso, ao entrevistar o diretor clínico da Santa Casa.

OU SEJA …

… se não tivesse ligado atrás de outra informação, talvez a cidade não soubesse até hoje que uma pessoa já teria morrido devido a H1N1 no início de junho.

E O CASO DA …

… comerciante, mais uma vez o processo se repetiu. Foi também através do diretor clínico da Santa Casa. A Saúde local confirmou os casos devido a insistência do Diário da Região de Rio Preto e da TV Tem, mas, mesmo assim, não deram mais informações.

A INFORMAÇÃO …

… mais recente e também de forma transversa veio através do diretor técnico da UPA, que enviou nota contestando a manchete da semana passada deste jornal.

ASSIM MESMO …

… os dados continuam irreais, pois a Saúde local só faz exames de pacientes internados e não dos suspeitos. E isso significa que podemos ter tido de 1 a mais de mil casos de pessoas infectadas com o vírus da H1N1 e não vamos ficar sabendo por absoluta falta de exames.

MORAL DA …

… história, essa coisa de mostrar que é uma coisa na vida virtual e ser outra na vida real, cansa este ser que vive do pensar, do tentar entender e fica cansado da obviedade em que se transformou a política local.

 

José Salamargo, terminando mais este colóquio sabático com a certeza de que se este governo conseguiu ser pior do que o anterior, sem truculência, conseguiu ser também menos transparente que seus antecessores, embora novas leis exigindo o contrário tenham surgido neste seu período.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas