12 de outubro | 2014

Votação de Rodrigo Garcia reduz 15% em relação a 2010

Compartilhe:

Embora mais uma vez com um considerável apoio do prefeito Eugênio José Zuliani (foto), com o total de 9.395 votos o resultado obtido pelo de­putado federal Rodrigo Garcia nas eleições deste ano sofreu uma redução de apro­xi­madamente 15% em relação ao resultado de 2010, quando foi votado por 11.064 eleitores.

Entretanto, em termos percentuais, considerando inclusive o aumento do total de eleitores durante o período que separou as duas eleições, a queda foi de 4,37%.

Mesmo assim, ao analisar o resultado durante entrevista que concedeu à imprensa local, o prefeito demonstrou satisfação com a votação obtida por Garcia, que é considerado nos meios políticos, o principal mentor e orien­tador de seu governo.

“Fico muito feliz e extremamente satisfeito com a votação do Rodrigo. Nós tivemos quase 5 mil votos a menos entre abstenção, branco e nulo do que na eleição passada. A abstenção aqui em Olímpia foi acima da média. Nós perdemos muitos votos com a abstenção. Só que o Rodrigo repetiu a porcentagem dos votos válidos, em 36%, 37%”, avaliou.

O prefeito inclusive comparou os resultados obtidos em 2010 por Garcia, aproximadamente 11 mil votos, e pelo então candidato local a deputado federal Valter Gonsalis que foi votado por cerca de três mil eleitores, com os resultados desse ano. Zuliani aponta que nessa eleição Garcia foi votado por 9,3 mil eleitores e o candidato também a federal, no caso Bruno Covas, que foi apoiado pelo vice-prefeito Luiz Gustavo Pimenta, recebeu três mil votos.

Por outro lado, afirma que proporcionalmente, Olímpia está entre 10 cidades que mais deram votos para Rodrigo Garcia. “Acho que a população de Olímpia vem amadurecendo na questão de poder apoiar aqueles que trabalham pela cidade”.

Afirmou também que Rodrigo Garcia fez pela cidade muito mais que os demais candidatos: “Acho que o eleitor foi justo e grato com o Rodrigo e acima de tudo investiu num deputado que nós tínhamos certeza que ia se eleger”.

O prefeito comentou também o fato de Garcia ter sido o quinto mais votado do Estado de São Paulo: “E eu digo que na minha opinião foi o mais votado porque ele não é neto de governador, não é palhaço de circo, nem apresentador de TV e nem pastor. Rodrigo é o único candidato normal”.

Além disso, Zuliani agradeceu os votos recebidos pelo deputado estadual Itamar Franco: “Quero também agradecer o votos do Itamar Borges que foi o deputado mais votado da cidade, passando inclusive o candidato local, João Magalhães”.

Em seguida comparou os 3.648 votos que Itamar Franco recebeu nessa eleição com a votação que obteve em 2010. “Aumentou bastante a sua votação”

TERCEIRIZANDO CONSEQUÊNCIAS

Para justificar a redução da votação de Garcia e até o crescimento da abstenção, ou seja, a ausência do eleitor às urnas, o prefeito aponta as manifestações ocorridas em 2013, sem considerar que ele mesmo foi alvo de protestos.

“No ano passado nós tivemos uma grande manifestação em junho que foi um grito que a sociedade deu e eu acho que o maior protesto que você pode fazer é ir às urnas”, comentou.

E acrescentou: “na realidade as pessoas enxergam a política hoje de uma forma pejorativa. Quando você fala de política você relembra do mensalão, do escândalo da Petrobras, lembra de todos os dias notícias ruins de cassação de mandato. Lembra de tudo que é ruim na política”.

RECLAMANDO DA

IMPRENSA

Embora sem afirmar categoricamente, ainda justificando os resultados, Zuliani dá a entender que a culpa de tudo isso é da imprensa: “Na Câmara Federal, por exemplo, tem 594 deputados. Se tiver 400 trabalhando bem (cumprindo obrigação) não é divulgado. Agora, se tiver 100 corruptos, dando problemas, sendo cassado, isso mostra toda hora na TV”. “A política é uma das mais nobres artes para se praticar. O problema que os políticos estragam a política”, reforça.

Mas ainda reclama que ao invés de se ausentar a população deveria votar com cidadania. Mas fala que os votos do candidato Tiririca “também foram uma forma de protesto”.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas