30 de março | 2023

Visita técnica da Infraero é mais um avanço para instalação do aeroporto de Olímpia

Compartilhe:

O prefeito Fernando Cunha esteve reunido com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, em São Paulo, em um encontro que resultou em uma reunião com o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, ocorrida na manhã de quinta-feira (30).

Na oportunidade, foram apresentados o estudo realizado sobre a viabilidade do aeroporto e a proposta de instalação, dando ciência à empresa pública que é a responsável pela implantação e administração da infraestrutura aeroportuária de todo o Brasil.

Entendendo a relevância do pleito, o presidente da Infraero prontamente recomendou o agendamento de uma visita técnica da equipe a Olímpia, para conhecer o cenário local e a área da futura construção, o que deve ocorrer já nos próximos dias.

No último mês, o prefeito já havia se reunido com o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e o assunto foi tratado pelo secretário com o ministro Márcio França.

O projeto visa atender a demanda de viagens em potencial para os próximos anos, explorando o mercado turístico e melhorando a infraestrutura para atrair cada vez mais investimentos e visitantes, promovendo o crescimento e o desenvolvimento econômico de toda a região metropolitana de São José do Rio Preto.

O pleito tem contado com o empenho também do deputado estadual Tenente Coimbra (PL), por intermédio do secretário municipal de Relações Institucionais, Sargento Tarcísio, que reforçou junto ao secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab, a importância do aeroporto para a região e o apoio do Estado neste projeto, em uma agenda com o prefeito no início desta semana.

Além disso, o parlamentar tem auxiliado na viabilização das demandas legais como o licenciamento ambiental da Cetesb, cujo parecer técnico emitido pelo órgão, sinaliza positivamente para a implantação desde que consideradas e respeitadas as questões legais e ambientais e indicando a apresentação de um Relatório Ambiental Preliminar – RAP, que será providenciado pelo município.

“É com grande entusiasmo que vemos ganhar força o maior projeto estruturante que planejamos para Olímpia e toda região. Temos recebido todo o apoio dos parlamentares que nos representam e também do Estado e da União para concretizar esta demanda, entendendo que é uma obra necessária para o futuro e o desenvolvimento econômico regional”, destacou o prefeito Fernando Cunha.

“O aeroporto é um projeto visionário e estamos empenhados em torna-lo realidade, seguindo os trâmites necessários para beneficiar dezenas de cidades e milhares de pessoas”, concluiu.

A proposta do novo aeroporto, em Olímpia, atende os estudos de viabilidade que mostram uma projeção regional para 20 anos (2018-2038), considerando a necessidade de ampliação da capacidade atual do aeroporto de São José do Rio Preto e um fluxo futuro estimado em mais de 6 milhões de visitantes em Olímpia.

O município já teve a outorga de concessão autorizada pela Secretaria Nacional de Aviação e a construção deve ocorrer em uma área entre Olímpia e São José do Rio Preto.

A estimativa é de que o aeroporto tenha capacidade para cerca de 500 mil operações por ano, podendo receber, futuramente, até voos da América Latina.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas