25 de setembro | 2014

Vicinal é liberada após acidente com caminhão carregado com amianto

Compartilhe:

DA REDAÇÃO COM TVTEM E DIARIOWEB
O trânsito na estrada vicinal que liga Tabapuã (SP) a Olímpia (Antônio Ricardo de Toledo) foi liberado no final da tarde quarta-feira, 24. Ela havia sido interrompida por causa de um acidente com um caminhão bitrem carregado com 50 toneladas de amianto em pó na manhã do mesmo dia.

O Corpo de Bombeiros isolou a área em 500 metros, pois o amianto é um material altamente tóxico. Com luvas e máscaras, funcionários de uma empresa especializada retiraram quase uma tonelada de amianto da pista.

O produto era transportado por um caminhão que saiu de Goiás com destino ao porto do Guarujá, no litoral de São Paulo. Na vicinal que liga Olímpia à Tabapuã, o veículo bateu na lateral de outro bitrem e a carga perigosa acabou caindo da carroceria.

O local foi isolado até que o material fosse removido, já que a inalação prolongada do amianto pode causar câncer. Uma equipe da Cetesb vistoriou a área para analisar o risco de contaminação ambiental. Um dos fardos de amianto chegou a cair num riacho, que fica ao lado da rodovia, mas não houve danos.

A carga de amianto será devolvida à distribuidora do produto que fica em Anápolis (GO). Agora, a polícia vai investigar se a empresa que transportava o material possuía a documentação necessária para realizar o serviço.

O amianto é um mineral usado principalmente pela indústria da construção civil. Por ser altamente nocivo à saúde, o uso da substância foi proibido no estado de São Paulo. A empresa de cargas informou que, do porto do Guarujá, o produto seguiria para África do Sul.

A empresa responsável pelo transporte do amianto disse em nota que está devidamente habilitada a fazer o transporte da carga de acordo com as normas vigentes e legislação específica para o setor. A empresa disse também que tem todas as documentações necessárias ao transporte de carga perigosa e que todos os procedimentos necessários já foram tomados e não houve risco para as pessoas e nem o meio ambiente.

De acordo com informações da Polícia Militar, o motorista do bitrem, saiu de Goiânia e passava pela vicinal sentido Olímpia Tabapuã, perdeu o controle do caminhão na curva e atingiu a pista contrária, onde transitava o rodotrem com pisos. Parte da carga vazou.

O motorista do caminhão de pisos José Marcos Parra, de 40 anos, que trabalha há 10 anos como caminhoneiro, diz que o acidente causou um grande susto. "Não desejo que ninguém passe por esse tipo de situação, nem para o meu pior inimigo", disse em entrevista ao Diário. Ele foi levado para o hospital junto com o motorista do outro caminhão, ambos foram atendidos e liberados. O outro motorista, José Francisco Lopes, 53, preferiu não comentar sobre o assunto.

Com a interdição da via, os motoristas que trafegavam pelo trecho tinham como rota alternativa uma estrada rural.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas