02 de junho | 2019

Vacina contra gripe encalha e governo decide estender para toda a população

Compartilhe:

DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA
No fim da campanha nacional contra a gripe – sexta-feira, 31, a cobertura da vacinação em Olímpia ficou longe da meta do Ministério da Saúde de imunizar 90% do público-alvo. No município, apenas 77,72% das pessoas que podem tomar a vacina contra os três subtipos do vírus (H1N1, H3N2 e o influenza B) procuraram a vacina, segundo balanço divulgado pela prefeitura.

Segundo a informação passada pela assessoria de imprensa, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe de 2019 na Estância Turística de Olímpia, que estava prevista para terminar na sexta-feira, 31, foi prorrogada. A medida foi adotada pelo Ministério da Saúde em virtude da baixa adesão dos grupos prioritários. A partir de segunda-feira, dia 03 de junho, as doses estarão disponíveis gratuitamente para toda população.

Segundo dados divulgados pelo setor de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, o município registra 13.392 doses aplicadas, ou seja, 77,72% de cobertura dos grupos prioritários.

Os dados demonstram que a cidade já imunizou 2.346 crianças até seis anos incompletos, ou seja, 67,26% do total, 344 gestantes (71,67%) e 92 puérperas (mães no pós-parto), que representam 116,46%.

Em relação aos trabalhadores da Saúde, foram aplicadas 771 doses, correspondendo a 71,39% do total. Já os professores registram 725 imunizações, ou seja, 77,13%. Dos idosos, 6.333 pessoas foram imunizadas (84,80%). Além desses, os pacientes com morbidades somam 2.629 doses aplicadas, ou seja, 71,13%.

A vacina disponibilizada pelo Governo Federal protege os grupos prioritários contra os três subtipos do vírus da gripe Influenza A: H1N1, H3N2 e influenza B. A vacina contra influen­za é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe.

Ainda neste sábado (1º) o Ambulatório de Referência e Especialidades (Postão) e a Unidade Básica de Saúde Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Campo Belo) estarão abertos, das 8h às 17h, para imunizar os moradores do público-alvo, que são: crianças com idade entre seis meses e menores de seis anos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com morbidades e outras condições clínicas especiais (com prescrição médica); policiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioedu­cativas; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

O morador deve comparecer ao posto de vacinação com a caderneta e, em caso, de dúvidas, pode procurar a UBS mais próxima.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas