31 de outubro | 2011

Tutelar entrega ex-abrigados que estavam no Educandário ao pai em cidade de Minas Gerais

Compartilhe:
 

Dois ex-assistidos pela Ong (Organização Não Governamental) Humanizar, que ainda está funcionado no Educandário Frei Roque Biscioni, foram entregues ao pai que reside na região leste mineira, pelo Conselho Tutelar de Olímpia. O encontro foi concretizado no dia 17 de outubro próximo passado, pelos conselheiros Daniel Garcia (foto) e Fernando Roberto da Silva, que tiveram apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Segundo se apurou, após oito anos de espera, os adolescentes VHF, de 16 anos de idade, e LHF, de 13 anos, foram entregues ao pai, Aristides Honorato de Farias, morador da cidade de Matias Barbosa, nas proximidades de Juiz de Fora, região leste do Estado de Minas Gerais.


O conselheiro tutelar de Olímpia, Daniel Garcia, conta que o reencontro foi na sede do Conselho Tutelar de Matias Barbosa. “Foi emocionante. Após muito tempo de espera, os adolescentes puderam finalmente reencontrar o Pai”, comentou.


DENÚNCIA ANÔNIMA


De acordo com Garcia, tudo começou com uma denúncia anônima dando conta que num determinado endereço havia dois adolescentes que foram abandonados pela mãe e estavam vivendo em situação desfavorável.


“Fomos averiguar e comprovamos que estavam sozinhos. Por isso, o Conselho Tutelar tomou as medidas de proteção e abrigou os dois na Casa Abrigo, sob os cuidados da Ong Humanizar, onde permaneceram durante cerca de dois meses”, disse.


Enquanto durou a decisão da Vara da Infância e Juventude de que ambos fossem encaminhados ao lado da família de origem, os conselheiros conseguiram localizar o pai que logo demonstrou interesse em juntar-se aos filhos novamente. “Para nós isso foi uma experiência muito boa”, avaliou.


Embora seja um processo que tramitou em segredo de justiça, Garcia conta que os adolescentes vieram para Olímpia acompanhados dos pais que depois se separaram. Enquanto isso, eles residiram com a mãe até que esta os abandonou. “No reencontro eles se emocionaram muito, porque fazia muito tempo que não viam o pai”, conta.


De acordo com Garcia, o pai já entrou com pedido de guarda dos filhos e está regularizando a situação. “Os adolescentes já estão estudando e isso é o mais importante”, define.


CASO É CONSIDERADO RARO


Mas se é uma situação muito comum, por outro lado a solução deve ser considerada rara para esse tipo de caso. Garcia conta que há na cidade vários casos em que os filhos foram abandonados pelos pais e o Conselho Tutelar, mesmo através das ações judiciais, não consegue ajudar.


Mas o órgão não desiste. “Sempre tem essas situações de maus tratos e de abandono por parte da família. O Conselho Tutelar identifica que estão sendo violados os direitos da criança e do adolescente e entra em ação para que sejam garantidos os direitos da criança ou do adolescente”, avisa.


Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas