16 de fevereiro | 2013

Turistas estariam sendo vítimas de diarreias em Olímpia

Compartilhe:

Embora não se fale em número de casos e nem mesmo se a cidade estaria vivendo um surto, pelo que se pode entender de informações oficiais divulgadas recentemente, os turistas que têm visitado Olímpia neste período do ano estariam sendo vítimas de casos de diarreias. Um aumento no número de casos teria iniciado em meados de janeiro, aliás, ocasião na qual foram divulgados os últimos dados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na oportunidade, devido ao número de casos que já haviam sido notificados apenas através da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), não estava descartada a possibilidade de estar ocorrendo um surto de diarreia, que também podia ser classificada como virose na cidade.

Até então, os casos conta­bilizados até o início da tarde do dia 11 de janeiro, dados que representavam o período de apenas seis dias, já totalizavam 26 casos notificações.

Na oportunidade, a informação era de uma funcionária da Secretaria Municipal de Saúde identificada apenas pelo nome de Jaqueline, que seria a responsável pelo setor de Vigilância em Saúde. “A gente está fazendo uma avaliação desse aumento de casos e isso ainda não se considera como um surto”, afirmava.

Agora, a informação de que grande parte das pessoas atingidas é de turistas, parte do fiscal sanitário também do setor de Vigilância em Saúde, Evandro Roberto Victorello.

“O município registrou um aumento de casos de diarreia e vômito entre turistas que se hospedam na cidade e consequentemente seus munícipes. Esse aumento iniciou nos primeiros dias de 2013, portanto, o trabalho de orientação se intensificou nestes locais para que possamos impedir esta transmissão e concluir a investigação epidemiológica”, disse.

DOENÇA DE VERÃO

Com o início do verão, estação mais quente do ano e que inclusive registrou poucas chuvas em janeiro, aumenta os registros de casos de diarreia, agravo de fácil transmissão que pode ter inúmeras causas como vírus, bactérias, intoxicação alimentar, entre outros.

A diarreia consiste no aumento do número de evacuações e/ou a presença de fezes amolecidas, com consistência pastosa e/ou até mesmo líquidas nas evacuações.
Em razão disso, consta que a Secretaria Municipal de Saúde,a través do setor de Vigilância em Saúde, com apoio da Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer, estaria realizando um trabalho de prevenção quanto à transmissão de doenças virais no verão em todos os hotéis e pousadas da cidade.

Segundo se informa, todos os casos têm sido notificados pela Vigilância Epidemiológica através das várias unidades de saúde locais, sejam Unidades Básicas de Saúde (UBS), UPA e Santa Casa.

Informações divulgadas pela assessoria, afirmam que por meio de uma Investigação Epide­mio­lógica será possível concluir qual o fator ou fatores que determinaram a transmissão da doença.

Pelo que consta todos os casos verificados apresentam diarreia, vômito e dor de cabeça, ou seja, sintomas de uma virose. As orientações são para cuidados como lavar bem as mãos antes e depois de usaram banheiros, lavar bem as mamadeiras e chupetas das crianças, lavar bem os alimentos antes de manipulá-los principalmente no caso de verduras e lavar os banheiros no mínimo duas vezes por dia com água sanitária.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas